Bullet Train, EUA - Japão. 2022
Direção: David Leitch
Roteiro: Zak Olkewicz, baseado no livro de Kôtarô Isaka.
Elenco: Brad Pitt, Sandra Bullock, Joey King, Aaron Taylor-Johnson, Brian Tyree Henry, Zazie Beetz, Masi Oka), Michael Shannon, Logan Lerman, Bad Bunny.
Duração: 126 min
Sinopse: Em TREM-BALA, Brad Pitt é o protagonista Joaninha, um assassino de aluguel azarado que está decidido a fazer apenas mais um trabalho de forma tranquila depois de ter passado por tantos outros que saíram do seu controle. O destino, entretanto, tem outros planos; e a última missão de Joaninha o coloca em rota direta de colisão com adversários letais vindos de todas as partes do globo; todos com objetivos conflitantes porém conectados; no trem mais rápido do mundo – e ele precisa encontrar uma maneira de desembarcar. Do diretor de Deadpool 2, David Leitch, o fim da linha é só o começo nessa viagem selvagem, com ação do começo ao fim e completamente caótica pelo Japão dos dias modernos.
Trem-Bala se destaca como mais uma boa surpresa no ano de 2022, uma produção com um elenco carismático e um roteiro simples, porém bem trabalhado. O aspecto absurdista do filme casa bem com os exageros presentes nos personagens e na trama. Cada personagem é caracterizado por algum clichê, seja cultural ou comportamental, fazendo com que o telespectador se lembre facilmente de suas personalidades e acrescente mais uma dose de loucura ao espírito de galhofa presente no filme.
Assim como Deadpool 2, o humor presente no filme beira o besteirol e abusa de violência em suas cenas. Algo que faz sentido, já que durante o filme acompanhamos diversas pessoas que fazem de seu ganha pão a morte e a miséria dos outros. Uma abordagem similar à série de games Yakuza, que utiliza do non sense para dar um momento de descanso aos telespectadores. Além de seus personagens, a própria ambientação é extremamente colorida e exagerada, satirizando o estereótipo de um Japão banhado por cores neons que constantemente é utilizado por artistas ocidentais.
O filme abraça bem o caos presente no roteiro, dando a ideia de que todos os absurdos que se passam no trem fazem sentido naquele mundo. Com isso, o telespectador não se frustra ao tentar compreender o filme como uma extensão da realidade. Esta barreira ajuda a aproveitar melhor o filme e compreender que o entretenimento é o objetivo principal do produto.
Em conclusão, Trem-Bala funciona muito bem tanto como filme de ação quanto uma comédia, os personagens são carismáticos e seu ritmo se sustenta durante toda sua extensão. Mesmo fazendo homenagens a outros filmes ocidentais e orientais, a direção consegue deixar sua marca no telespectador e o filme se destaca entre outras produções recentes do gênero.
A história dá margem para uma trilogia caso a autora deseje porque ela criou um universo possível de expansão para mais situações.