Sessão Cine Horror de março tem programação em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.
A Mostra Cine Horror apresenta “Desejo e Obsessão”, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, e propõe uma análise fílmica sobre a obra. A única exibição acontece em Salvador no dia 15 de março, na Sala Walter da Silveira
Para além do corpo feminino: o Renascimento das produções femininas no gênero de Horror.
No horror mainstream de hoje as personagens femininas ainda estão limitadas, como em outras décadas, a transar, gritar ou morrer - sempre ligadas ao trauma, vitimização e perda de controle. Existe a urgência de um espaço de discussão e contemplação do cinema de horror realizado por mulheres como linguagem de confronto com estruturas sociais patriarcais, subvertendo o histórico de objetificação do corpo feminino no gênero. A produção feminina está mais diversificada do que em qualquer outro momento da história. O Cine Horror propõe uma análise fílmica da obra “Desejo e Obsessão” (Trouble every Day, 2001), com direção de Claire Denis, criando um espaço de troca de informação para contrapor as tradições masculinas do gênero e exaltar os produtos fílmicos produzidos por mulheres que as subvertem.
Em “Desejo e Obsessão”, Claire Denis nos entrega um filme carnal e doentio envolto na atmosfera cult do New French Extremity. A narrativa começa mostrando Core (Beatríce Dalle), uma mulher sensual e enigmática que é resgatada por Léo Semeneau (Alex Descas), ao lado do corpo de um homem que Core tinha acabado de matar durante o ato sexual. Core é mantida trancada por Léo em casa – talvez a única maneira de o médico controlar sua esposa. Em paralelo conhecemos o casal Shane (Vincent Gallo) e June Brown (Tricia Vessey), americanos que estão em lua de mel na França. A viagem tem outro propósito para Shane, que procura por Léo, que já havia conduzido uma perigosa pesquisa sobre o problema da mulher.
O espectador, mero voyeur, acompanha a voracidade dos personagens no ritmo lento da câmera, alternando entre a repulsa total e o desejo feroz pela vida dos personagens. Com elementos marcantes tanto do terror quanto do erotismo, não é possível encaixar "Desejo e Obsessão" em um gênero apenas. Claire Denis nos presenteia com a degradação humana pelo viés da vontade visceral e do sexo animalesco sem limitar o que há de mais instintivo no ser humano.
Cine Horror Apresenta:
A exibição de “Desejo e Obsessão” integra as atividades do IV Cine Horror, festival de cinema fantástico com foco na produção brasileira no gênero, que acontece anualmente no mês de outubro, em Salvador.
Sobre o filme:
Desejo e Obsessão (França, 2001)
Direção: Claire Denis
Roteiro: Claire Denis, Jean-Pol Fargeau
Produção: Georges Benayoun, Philippe Liégeois, Jean-Michel Rey
Elenco: Vincent Gallo, Tricia Vessey, Béatrice Dalle, Alex Descas, Florence Loiret Caille, Nicolas Duvauchelle, Raphaël Neal, Aurore Clément.
Duração: 140 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse: Shane (Vincent Gallo) e June (Tricia Vessey) casaram-se recentemente e estão em plena lua-de-mel em Paris. Shane é um homem atormentado por ter um grande apetite sexual e, por causa disto, decide procurar seu velho conhecido Léo Semeneau (Alex Descas), um médico com quem trabalhou em experiências sobre a libido humana. Entretanto, o Dr. Semeneau está atualmente à procura de Coré (Béatrice Dalle), sua esposa, que era mantida presa no quarto mas fugiu. Shane decide ajudá-lo e acaba encontrando-a, agachada sobre um rapaz ensanguentado e cheio de mordidas.
Serviço:
CINE HORROR apresenta: Desejo e Obsessão - 15 de março, na Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 subsolo da Biblioteca Pública dos Barris - Fone: 3116-8120). Horário: 18:30. Entrada franca.
Realização: Pig Arts e Gore Bahia. Apoio: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS).
Sessão Cine Horror de abril apresenta clássico filme italiano sobre canibalismo.