O Cine Horror exibe os cultuados filmes “Grito de Horror” e “Quando Chega a Escuridão”. A exibição acontece em Salvador no dia 31 de agosto, na Sala de Cinema Walter da Silveira
Na exibição mensal do mês de agosto, a Mostra de Cinema Cine Horror traz a exibição de dois filmes da safra do horror dos anos 1980. A exibição de Grito de Horror, de 1981 e dirigido por Joe Dante, diretor do Cult “Piranha”, dos anos 1970, e diretor de ambos os filmes da franquia “Gremlins”. O segundo filme é Quando Chega a Escuridão, 1987, dirigido pela talentosa e premiada Kathryn Bigelow.
Lançado em 1981, o clássico filme Grito de Horror se transformaria numa das principais referências do gênero, permitindo debates com fãs de “Um Lobisomem Americano em Londres”, lançado no mesmo ano, pela supremacia das criaturas representantes da Lua. São dois filmes diferentes dentro de um mesmo tema, mas que, juntos, fizeram a diferença na década de 80 pela ousadia e impressionantes efeitos de maquiagem, no caso de Grito de Horror, a cargo do mestre Rob Bottin. Sem poupar o espectador de momentos de tensão e violência, o filme é uma jornada splatter, repleta de ótimos efeitos de maquiagem, varrendo a tela de vermelho e gore. Dante não se esquiva das cenas mais grotescas, fazendo um trabalho muito bem feito na direção, combinada com a fotografia adequada a cargo de John Hora (de Gremlins, 1984), e a trilha de Pino Donaggio. Grito de Horror ganhou alguns prêmios: Melhor filme de horror no Saturn Awards (1981) e Prêmio da crítica no Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz (1981).
Quando Chega a Escuridão (Near Dark) foi lançado em 1987, praticamente ao mesmo tempo em que Os Garotos Perdidos, mas tiveram aceitações diferentes, embora ambos sejam cultuados como belíssimos exemplares do vampirismo, com a esquiva do gótico. Enquanto o primeiro teve a direção de Joel Schumacher e foi um grande sucesso de bilheteria, o seu co-irmão, comandado pela quase estreante Kathryn Bigelow – que depois ganharia o Oscar por “Guerra ao Terror”, em 2010 -, alcançou uma bilheteria baixa, sem superar o orçamento de apenas U$5 milhões, embora tenha boas críticas e se fortalecido como filme cult, com uma boa história de sugadores de sangue sem presas e clichês, acertadamente adquiriu a força entre os fãs de vampirismo e horror, e que merece ser conferido e apreciado. Quando Chega a Escuridão passaria a ser o único filme de terror de Kathryn, com mais especialização em thrillers. Ela comanda bem o filme, contando com o apoio do bom elenco, principalmente do saudoso Bill Paxton, que rouba a cena como um vampiro sem freios.
A exibição do Cine Horror apresenta: “Sessão da Tarde” integra as atividades da Mostra de Cinema Cine Horror, festival de cinema fantástico com foco na produção brasileira no gênero, que acontece anualmente no mês de outubro, em Salvador.
Sobre os filmes:
Grito de Horror (The Howling, EUA,1981)
Direção: Joe Dante
Roteiro: John Sayles, Terence H. Winkless.
Elenco: Dee Wallace, Patrick MacNee, Dennis Dugan, Christopher Stone Belinda Balaski, Kevin McCarthy, John Carradine, Slim Pickens, Elisabeth Brooks.
Duração: 93 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Karen White é uma repórter de televisão perseguida por um assassino em série chamado Eddie Quist. Ela se esconde em uma cidade do interior, mas a tranquilidade do local guarda um segredo assustador e sangrento.
Quando Chega a Escuridão (Near Dark, EUA,1987)
Direção: Kathryn Bigelow.
Roteiro: Kathryn Bigelow, Eric Red
Produção: Steven-Charles Jaffe
Elenco: Adrian Pasdar, Jenny Wright, Lance Henriksen, Bill Paxton, Jenette Goldstein, Tim Thomerson, Joshua John Miller, Troy Evans
Duração: 94 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Caleb passa seu tempo perseguindo as garotas locais, mas quando ele se encanta com a misteriosa e bela Mae, sem saber ele se torna a caça. Mae faz parte de um bando de vampiros fora-da-lei, e seu amor está prestes a levar Caleb a um mundo aterrorizante de desejo de sangue e horror.
Serviço:
CINE HORROR apresenta: Grito de Horror e Quando Chega a Escuridão.
Data: 31 de agosto de 2024.
Local: Sala de Cinema Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 subsolo da Biblioteca Pública dos Barris - Fone: 3116-8120).
Horário: 15:00. Entrada franca.
Classificação indicativa: 14 anos.
Realização: Mostra de Cinema Cine Horror.
Apoio: Sala de Cinema Walter da Silveira, gerida pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb).
Com apelo da nostalgia, o Cine Horror apresenta \"Sessão da Tarde\", uma exibição com dois filmes, \"Os Aventureiros do Bairro Proibido\" e \"O Último Dragão.\" A única exibição acontece em Salvador no dia 13 de fevereiro, na Sala Walter da Silveira