Sessão Cine Horror exibe “O Terror da Serra Elétrica (Pieces)” no Instituto Cervantes
Voltando com as sessões mensais, o Cine Horror apresenta “Pieces”. A exibição acontece em Salvador no dia 24 de setembro, no Instituto Cervantes.
Principal festival dedicado ao cinema fantástico (terror, fantasia e ficção científica) no Norte e Nordeste do Brasil, o Cine Horror promove sessões mensais com uma exibição única de obras cults e clássicos. Em setembro, serão exibidos curtas do gênero fantástico nacional e a exibição única do longa metragem “Pieces” (Mil gritos tiene la noche), conhecido no Brasil no seu lançamento em VHS como “O Terror da Serra Elétrica”, dirigido por Juan Piquer Simón. O filme é fruto da união da lenda do exploitation italiano Joe D’Amato, com produtores de filmes B norte-americanos e com financiamento oriundo de Porto Rico, filmado em Madri com atores espanhóis, americanos e ingleses, pegando carona no movimento cinematográfico que ficou conhecido com slasher movies, época onde tanto os grandes estúdios quanto aos realizadores independentes procuravam criar filmes de horror baratos, com muitos sustos e cenas chocantes com efeitos especiais e maquiagens sangrentas. Diferente da maioria das produções oriundas do continente americano, as produções européias eram mais brutais e sangrentas.
Aos poucos foi ganhando fãs e status de cult, chegando a levantar uma bilheteria superior a um milhão de dólares, o que não é nada mal, considerando que foi filmado em quatro semanas com um orçamento de 300 mil dólares. Com o tempo o filme foi se tornando um pequeno “clássico” nas locadoras pouco tempo depois, com a explosão do VHS. No mercado brasileiro foi batizado como O Terror da Serra Elétrica. A versão que será exibida será uma cópia restaurada e sem cortes, gentilmente cedida pela Versátil Home Video, e faz parte do box Slashers Vol. 3.
Antecedendo o longa, teremos ainda a exibição de curtas da edição 2020, que devido a pandemia, foi realizado de forma online. A exibição que se iniciará as 14h00min, na sala audiovisual do Instituto Cervantes, que acolhe a Mostra de Cinema Cine Horror.
Cine Horror Apresenta: integra as atividades do VII Cine Horror, festival de cinema fantástico com foco na produção brasileira no gênero, que acontece anualmente na cidade de Salvador.
Sobre o filme:
O Terror da Serra Elétrica/Pieces (Mil gritos tiene la noche/ 1982 /Espanha, EUA, Porto Rico)
Direção: Juan Piquer Simón
Roteiro: Juan Piquer Simón, Joe D'Amato, Dick Randall
Produção: Stephen Minasian, Dick Randall
Elenco: Christopher George, Lynda Day George, Frank Braña, Edmund Purdom; Ian Sera, Paul L. Smith, Jack Taylor, Gérard Tichy, May Heatherly, Hilda Fuchs, Isabel Luque, Roxana Nieto, Cristina Cottrelli, Leticia Marfil, Silvia Gambino, Carmen Aguado, Paco Alvez, Alejandro de Enciso, Carlos H. Aztarán, Emilio Linder, Víctor Iregua
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse: Um campo universitário é aterrorizado por um macabro assassino que, não contente em só matar as belas estudantes, também dilacera o corpo com a ajuda de uma serra elétrica. Para resolver o crime, uma bela policial é selecionada no caso para trabalhar à paisana e atrair o psicopata.
Serviço:
CINE HORROR apresenta: “O Terror da Serra Elétrica/Pieces”
Data: 24 de setembro.
Local: Instituto Cervantes. Av. Sete de Setembro, 2792. 40130-000 Salvador – BA. Informações: 3797 4667 / censalb@cervantes.es. / www.cinehorror.com.br / cinehorrorfestival@gmail.com
Horário: 14:00.
Entrada franca.
Realização: Mostra de Cinema Cine Horror.
Apoio institucional: Instituto Cervantes, com apoio cultural da Versátil Home Video.
Cine horror resgata obra-prima dos anos 1970