Sessão Cine Horror de junho presta homenagem ao cineasta Larry Cohen.
A Mostra Cine Horror apresenta uma homenagem ao diretor e produtor Larry Cohen, responsável por diversos cult movies como“Nasce um Monstro”. A exibição acontece em Salvador no dia 19 de junho, na Sala Walter da Silveira a partir das 16:30.
O Cine Horror apresenta homenagem ao diretor Larry Cohen, falecido em março aos 77 anos. Na ocasião, O Cine Horror fará uma sessão dupla com dois filmes cultuados do diretor: Nasce um Monstro (It´s Alive, 1974) e A Coisa (The Stuff, 1985). O diretor e roteirista Larry Cohen, fez grande sucesso com terrores de baixo orçamento e com o gênero blaxploitation, trabalhando com filmes onde a criatividade imperava. Sua carreira começou em 1950, quando foi contratado pela NBC para trabalhar com a programação e acabou desenvolvendo sua aptidão para escrever roteiros, como a série "The Invaders". Entre a década de 60 e 70, depois de produzir muitos roteiros para a TV e cinema, começou a ter mais interesse em dirigir seus próprios filmes. Fã de séries de suspense e crimes, acabou se admirando pelo mundo do terror, principalmente os filmes de baixo orçamento. Como roteirista, Cohen também assinou textos importantes, como "Sete Homens e Um Destino 2" (1966), "Maniac Cop - O Exterminador" (1988) e "Por Um Fio" (2002), este último dirigido por Joel Schumacher e protagonizado por Colin Farrell. Os filmes de Cohen eram freqüentes na Tv e presentes nas locadoras, em especial filmes como “A Coisa” e “A Ambulância”, “Maniac Cop”, “Q – A Serpente Alada” entre outros.
“Nasce Um Monstro”, lançado em 1974, tornou-se um enorme sucesso, garantindo a Cohen, um lugar de destaque no coração dos fãs do gênero. Com apenas meio milhão de dólares, Cohen, comandou a história do casal que aguarda para muito breve o nascimento do próximo filho. O problema é que uma mutação radical dá origem a uma criatura monstruosa e feroz, que foge logo após o parto. Segue-se aí a caçada ao bebê, entremeada com os conflitos morais que os pais enfrentam e as mortes violentas causadas pelo pequeno. O título original faz referência a Frankenstein, a versão dirigida por James Whale em 1931.
“A Coisa” é um dos mais conhecidos do diretor. O filme mostra uma nova sobremesa conhecida simplesmente como “the stuff” que vira mania graças a sua agressiva campanha de marketing, mas secretamente consome seus consumidores por dentro, sendo uma boa crítica à indústria do fast food americano, ganância e ao consumismo. Como curiosidade, temos pontas não creditadas de Patrick Dempsey e Mira Sorvino, que durante uma gravação chegou a visitar seu pai, o também ator Paul Sorvino. Foram os primeiros papéis destes dois atores.
“Cine Horror Apresenta - Tributo a Larry Cohen” integra as atividades do IV Cine Horror, festival de cinema fantástico com foco na produção brasileira no gênero, que acontece anualmente no mês de outubro, em Salvador.
Sobre os filmes:
19/06 - 16:30
A Coisa (The Stuff, EUA, 1985)
Direção: Larry Cohen
Roteiro: Larry Cohen.
Elenco: Michael Moriarty, Andrea Marcovicci, Garrett Morris, Paul Sorvino, Danny Aiello, Scott Bloom.
Duração: 93 minutos
Sinopse: David foi contratado para descobrir a receita de um iogurte chamado Coisa. Ele tenta provar que o produto é na verdade um ser extraterrestre, e que deseja se apossar da mente dos humanos para dominar o planeta.
19/06 - 18:30
Nasce um Monstro (It´s Alive, EUA, 1974)
Direção: Larry Cohen
Roteiro: Larry Cohen
Elenco: John P. Ryan, Sharon Farrell, Andrew Duggan.
Duração: 91 minutos
Sinopse: Um bebê, que sofreu mutações durante a gestação, nasce deformado e com um apetite voraz e assassino. Ele escapa do hospital e transforma uma pequena cidade americana em um inferno. A polícia local inicia uma verdadeira caçada ao pequeno monstro, que assustado vai trilhando um rastro de sangue e violência.
Serviço:
Cine Horror Apresenta - Tributo a Larry Cohen - 19 de junho, na Sala Walter da Silveira. (Rua General Labatut, n 27 subsolo da Biblioteca Pública dos Barris - Fone: 3116-8120).
Horário: Sessões as 16:300 e 18:30. Entrada franca.
Realização: Cine Horror.
Apoio: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS).