Sessão Cine Horror resgata clássico italiano de ficção científica
Precursor de “Alien, o oitavo passageiro”; “Planeta dos Vampiros”, de Mario Bava, também traz como curiosidade a presença da brasileira Norma Bengell no elenco. Na Sala Walter, dia 21 de março
Um terror gótico, ambientado no espaço sideral, e estrelado por uma atriz brasileira. Trata-se de “Planeta dos Vampiros” (Terrore Nello Spazio, Itália/Espanha, 1965), dirigido pelo mestre italiano Mario Bava e que traz Norma Bengell no elenco. O filme, considerado precursor de “Alien, o oitavo passageiro”, de Ridley Scott; é a atração de março, às 18h30, na Sala Walter da Silveira, como parte das atividades do III Cine Horror Bahia - festival dedicado ao gênero fantástico, que acontece em outubro, também em Salvador.
“Naves como castelos mal assombrados”
Para o cineasta e crítico de cinema, Dino Lucas Galeazzi, integrante do grupo Cine Horror; a produção se insere no limiar entre o terror e a ficção científica, na conjunção entre estes dois gêneros. “Até mesmo o diretor do filme, Mario Bava, nunca se referiu a este como sendo um mero SciFi, mas, sim, como a um filme fantástico de ciência e horror”, complementa Galeazzi.
Na trama, a tripulação de duas naves de investigação científica é praticamente dizimada por uma estranha energia liberada pelo misterioso planeta Aura. Uma forma de vida alienígena invade as mentes dos cientistas e luta para se apossar de seus corpos.
Galeazzi ressalta o espírito gótico da obra: “naves como castelos mal assombrados e personagens fadados à derrota”. O crítico reconhece que “Planeta dos Vampiros” não está entre as chamadas obras-primas do italiano Bava. “No entanto, é um filme que fora recentemente redescoberto e reavaliado por público e crítica”, pondera. Oportunidade única para os amantes da ficção científica e do horror tirarem suas próprias conclusões.
Conheça mais sobre o filme
Planeta dos Vampiros (Terrore nello spazio, Itália/Espanha, 1965)
Direção: Mario Bava
Roteiro: Mario Bava, Alberto Bevilacqua, Callisto Cosulich, Antonio Romano e Rafael J. Salvia, baseado no conto de ficção científica, “One Night of 21 Hours”, de Renato Pestriniero.
Produção: Samuel Z. Arkoff, Salvatore Billitteri, Fulvio Lucisano e James H. Nicholson
Elenco: Barry Sullivan, Norma Bengell, Ángel Aranda e Evi Marandi
Duração: 89 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse - Em um futuro não muito distante, uma missão de investigação de um misterioso planeta chamado Aura, lança duas naves no espaço, Argos e Galliot. Ao chegarem na superfície do planeta desconhecido, a tripulação começa a lutar uns contra os outros sem entenderem motivo. Os impulsos agressivos passam e eles decidem procurar pela nave Galliot. Porém, quando a encontram, descobrem que toda a tripulação morreu lutando entre si. Eles descobrem que o estranho planeta é habitado por seres alienígenas sedentos por sangue, que desejam fugir do seu mundo.
Serviço
Sessão Cine Horror com o filme “Planeta dos Vampiros”, de Mario Bava. Apoio: Fundação Cultural da Bahia, através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS/FUNCEB); e Versátil Home Vídeo.
Quando Dia 21 de março, às 18h30, com entrada gratuita.
Onde Sala Walter da Silveira (subsolo da Biblioteca Pública dos Barris, n 27 – fone 3116-8124/3116-8120)
Uma análise do clássico imortal de Alan Moore, de como cada parte parece premeditada e inevitável e, na sua ausência, algo ficaria faltando, ou mesmo tudo se poria a perder.