A Mostra de Cinema CINE HORROR, em sua oitava edição, anuncia como um das novidades do evento a primeira premiação de melhor filme nacional.
Segundo o curador e organizador Val Oliveira, em 2020 o evento teria a primeira mostra competitiva do CINE HORROR, mas os planos foram frustrados pela pandemia. Após esse período, o evento teve duas edições online e um retorno mais contido. “Já tínhamos a idéia da mostra competitiva em 2019, com o crescimento do público e a crescente procura do festival pelos produtores. Mesmo na pandemia, procuramos fazer a seleção dos filmes com curadores externos, fora do circulo de organizadores, e isso se manteve. Já era um teste para a curadoria da mostra competitiva. Este ano, resolvemos não divulgar que haveria essa premiação, mas organizamos para ter novamente curadores convidados e confeccionamos os troféus. Teremos nossa primeira premiação, com a escolha de três filmes pelo júri. Lembrando que por ser um evento independente, sem patrocínio e verbas externas, não haverá premiação em dinheiro. Será algo mais simbólico”. A divulgação dos premiados acontecerá após o evento, no evento Calafrio, dia 11 de novembro (11/11), de nosso parceiro Mega Hero.
Confira os Jurados do 1º Prêmio da Mostra CINE HORROR:
Calebe Lopes é realizador soteropolitano com interesse especial no cinema fantástico, Calebe dirigiu curtas-metragens como "Modo Noturno" (2020) e “Claudio” (2022), exibidos e premiados em dezenas de festivais de cinema em diversos países, entre eles Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Mostra de Cinema de Tiradentes e Fantaspoa. Atualmente desenvolve o roteiro de "Menarca", seu primeiro longa-metragem, co-escrito com Marina Lordelo.
Ed Persona é cinéfilo, colecionador e produtor de conteúdo digital. Atualmente integra a equipe do canal Popverso Oficial, no YouTube e Instagram, fazendo análises de filmes, séries e livros. Também faz parte do podcast “De Volta Para o Cinema” (Spotify), onde mensalidade participa de debates sobre cinema e seus diversos temas e gêneros.
Patty Fang é proprietária da loja virtual CoffinFang Store, dedicada ao universo fantástico, com itens exclusivos e parcerias com diversos autores, quadrinistas e cineastas, para a venda de seus produtos. Atuou no curta-metragem Mesa Pra Dois, de Marcos DeBrito. Foi jurada na Mostra Espantomania, Mostra Monstro, Morce-Go Vermelho - Goiás Horror Film Festival, Fantaspoa e Festival Boca do Inferno. Fez parte da curadoria do Fantaspoa e Cine Horror. Promove debates ao vivo sobre filmes de terror através do projeto Vamos ao Cinema Juntos. Recentemente lançou seu primeiro curta-metragem, um doc-fast-trash chamado Os Crimes da Rua do Arvoredo.
Daniel Medeiros é membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e pesquisador sobre o cinema de terror. Possui graduação em Cinema e Vídeo, mestrado e doutorado em Ciências da Linguagem, tendo como objeto de pesquisa o cinema de terror contemporâneo. É criador do blog/canal/podcast 7 Marte.
A oitava edição do Cine Horror volta a movimentar o cenário cultural de Salvador