A Sala leva o nome em homenagem ao homônimo Walter da Silveira, cinéfilo que sempre se posicionou ao lado e a favor do cinema nacional de perspectiva humanística e revolucionária, tanto do ponto de vista estético como em relação ao conteúdo.
Walter da Silveira
Com a reforma da biblioteca, a sala Walter da Silveira também se modificou. A mudança incluiu rebaixamento nos pisos, troca de poltronas, tratamento acústico, além da compra de novos equipamentos de projeção.
Com capacidade para 217 pessoas, a sala Walter tem sessões de quarta a domingo e vem atendendo a uma crescente demanda por salas alternativas para a exibição de produções nacionais.
Até recentemente a Walter da Silveira era a única alternativa ao cinema alternativo, não comercial. A Sala vem contribuindo para a formação cinematográfica dos baianos, uma vez que oferece uma programação composta por mostras temáticas, filmes contemporâneos de relevância cultural que não encontraria espaço no circuito comercial e relançamentos de clássicos do cinema mundial.
A Sala Walter da Silveira desenvolveu programas realizados com entidades internacionais e nacionais. Ela foi sede de festivais como o “III Festival de Cinema Pan Africano” e o “Festival de Curtas de Bilbao”, assim como eventos nacionais, “Circuito Cultural Banco do Brasil” e “Mostra de Curtas Baianos” são algumas realizações ocorridas na sala.
Endereço: R. Gen. Labatut, 27 - Barris, (Centro de Salvador, perto da praça da Piedade e do shopping Piedade e shopping Lapa) - Salvador - BA, 40070-100
Telefone:(71) 3116-8100