David Cronenberg surpreendeu a todos quando, ontem (10), após a apresentação da cópia restaurada em 4K de sua obra-prima "Crash - Estranhos Prazeres" (Crash, 1996) durante o Festival du Nouveau Cinema de Montreal, afirmou sua intenção de interromper a aposentadoria do cinema, voltando a roteirizar e dirigir uma minissérie para a Netflix, inspirada em seu controverso romance pós-moderno "Consumidos" (ALFAGUARA, 2014).
A parceria com a célebre plataforma de streaming, ainda em fase de pré-produção, representa o grande retorno do canadense atrás das câmeras, pois o mesmo não dirigia um filme há mais de 5 anos, quando lançou nos cinemas sua última empreitada, a sátira hollywoodiana "Mapas para as Estrelas" (Maps to the Stars, 2014), assinada por Bruce Wagner e brilhantemente estrelada por Julianne Moore (coroada com o prêmio de Melhor Atriz em Cannes no mesmo ano pela sua atuação).
Já no ano passado, durante a 75ª edição do Festival de Veneza, após receber o Leão de Ouro pela carreira, Cronenberg havia alfinetado o star system norte-americano, quando afirmou que preferia assistir aos filmes via streaming, ao invés de ir para os cinemas. Nada mais lógico, portanto, do que retornar à sétima arte por meio da Netflix.
"Consumidos", romance de estréia de Cronenberg, segue duas linhas narrativas: a primeira é focada nos Arosteguy, um casal de excêntricos filósofos franceses, que acabam no centro da mídia internacional quando um dos dois é horrivelmente canibalizado pelo parceiro; a segunda segue as viagens pelo mundo de Nathan e Naomi, dois jornalistas freelancers obcecados por tecnologias e notícias sensacionalistas. Enquanto Nathan voa para Toronto com a intenção de descobrir a cura para uma rara doença venérea contraída em Budapeste, Naomi tenta descobrir o paradeiro de Aristide Arosteguy, com a intenção de descobrir o que levou o famoso acadêmico francês a canibalizar a própria esposa.
O destino dos quatro personagens irão se cruzar novamente?
Conhecido como o pai do Horror Corporal, subgênero cinematográfico do horror concentrado nas mutações da carne, David Cronenberg, através desta minissérie, parece voltar às temáticas controversas que o tornaram famoso durante as décadas de 1970 e 1980, como a da destruição do corpo humano e a da bizarra união entre tecnologia e sexo.
Certamente, um retorno mais que aguardado pelos fãs do canadense.