O filme “A Noite das Vampiras”, escrito e dirigido pelo cineasta guarulhense Rubens Mello, conta a história da jovem Justine e o encontro com sua família biológica.
“A Noite das Vampiras” tem o mérito de reunir duas figuras importantes da época de ouro do cinema paulista: Nicole Puzzi e Debora Munhyz, ao lado de Liz Marins, filha do mestre do terror nacional, o cineasta, ator, roteirista de cinema e televisão brasileiro José Mojica Marins, mais conhecido como “Zé do Caixão”.
A concepção deste projeto teve início em 2020, após Rubens Mello editar o curta-metragem “Os Crimes da Rua do Arvoredo” que retrata um caso verídico que ocorreu entre 1863 e 1864 na cidade de Porto Alegre, RS, onde os acusados atraiam vítimas para matá-las e desfaziam se de seus corpos fazendo linguiça.
Feito de forma independente, “A Noite das Vampiras” conta com roteiro de Rubens Mello, eleito sucessor de Zé do Caixão em 1999, por meio do concurso promovido pela revista TRIP e o jornal Notícias Populares.
Rubens já produziu 5 curtas, tendo recebido alguns prêmios como melhor direção, fotografia e edição. Os figurinos de A Noite das Vampiras, ficaram sob responsabilidade de Reiko e Mayumi Otake, criadoras da Otake (@o.t.a.k.e.u.p). Irmãs de origem plural, fruto da miscigenação indígena/nordestina e japonesa. Elas contam que foi no encontro entre estas tradições que perceberam o mundo que as inspirava. E a partir dessa descoberta surgiu a marca. Por meio do upcycling utilizam quimonos de artes marciais como base para suas criações. Escolha que não se deve apenas ao fato de remeter às raízes orientais, mas também pela simbologia de luta, traduzido em suas coleções com afetividade. A direção de Arte ficou por conta de André Okuma, doutorando em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP e com graduação em História de Arte e Pedagogia. Produz filmes desde 2002 tendo acumulado dezenas de trabalhos e alguns prêmios. Na área da arte educação, ministra oficinas em mídias digitais desde 2005, prestando serviços em cidades da região metropolitana de São Paulo nos mais variados projetos e programas sociais. Como agente cultural, foi organizador da 1ª Mostra de vídeo de Guarulhos realizada em 2011, foi coorganizador do GuaruFantástico, mostra de Curtas Fantásticos realizado em 2012 e 2013. Foi um dos organizadores da BIG Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato realizada de 2014 a 2020. Trabalhou ainda como Júri técnico de mostra de cinema como o Curta Suzano e o Prêmio Corvo de Gesso de Jacareí - SP. Colabora eventualmente para o site Jornalistas Livres.
A produção ficou por conta do próprio diretor e roteirista, Rubens Mello, que está envolvido com arte desde os anos 80.
O filme terá sua première agora no mês de julho/2023 na Cinemateca de São Paulo.
DISTRIBUÍDO PELA PARAMOUNT PICTURES, LONGA ESTREIA EM OUTUBRO