O cineasta Stuart Gordon, mais conhecido pela execução de filmes cultuados, como Re-Animator (1985) e Do Além (1986), ambos baseados na obra de H.P. Lovecraft, morreu aos 72 anos esta terça-feira (24/03), confirmou a família à Variety.
Gordon teve uma carreira extremamente variada que incluiu a fundação da Organic Theatre Company em Chicago com a sua esposa, Carolyn Purdy-Gordon, atriz que por diversas vezes "foi assassinada" nos filmes dirigidos pelo cineasta. "Sempre digo que um bom desempenho é o melhor efeito especial. Se você tem um bom ator, eles podem fazer você acreditar em qualquer coisa. Os meus filmes sempre foram sobre os elencos, na verdade", afirmou em entrevista no passado.
Gordon foi ainda cocriador da franquia Querida, Encolhi as Crianças da Disney e assinou filmes como Edmond, baseado na peça de David Mamet. Bonecas Macabras (1987), RoboJox: Os Gladiadores do Futuro (1989), O Poço e o Pendulo (1991), A Fortaleza (1992), Herança Maldita (1995) e Dagon (2001) foram outros filmes que realizou, para além de dois capítulos da antologia de horror Masters of Horror.
O depoimento abaixo é de autoria de Dino Lucas Galeazzi, jornalista, cineasta e membro do CINE HORROR:
"Hoje se foi um gigante do cinema.
Stuart Gordon começou sua carreira de artista no Teatro, antes de descobrir, meio que por acaso, um conto perdido do Lovecraft, e odiado pelo próprio, que tratava de um re-animador de corpos: ao lado do produtor e amigo Brian Yuzna, a dupla cria uma obra-prima do gênero de horror, e lançam uma nova saga, a saga do Re-Animator.
Aos poucos, a dupla Yuzna & Gordon traz para os cinemas diversas facetas do horror cósmico lovecraftiano.
Sempre tidos como diretores de filmes trash, ambos acabaram sendo rejeitados, esquecidos pelo star system hollywoodiano: Yuzna chegou a produzir filmes em alguma ilha perdida no sudoeste asiático, e Gordon teve que lidar com orçamentos cada vez mais irrisórios.
Stuart Gordon nos deixa com um legado incrível, e falo à respeito não apenas das obras-primas do começo da carreira, mas, principalmente, de seus últimos trabalhos tão pouco conhecidos, como "King of the Ants", "Edmond" e "Stuck", em que o mestre renova o noir, nos entregando imagens chocantes do mundo underground.
Gratidão ao mestre."
Filme estreia nos cinemas dia 25 de fevereiro