‘The Nightingale’, o novo filme de Jennifer Kent (‘O Babadook’), passou por uma grande polêmica em sua primeira exibição.
O história acompanha Claire, uma ex-presidiária irlandesa de 21 anos presa na Tasmânia, em 1825.
Nos primeiros 30 minutos, a personagem é estuprada por várias pessoas em uma cena extremamente gráfica - o que levou várias pessoas a abandonarem a exibição do longa no Festival de Cinema de Sidney.
Os espectadores abandonaram a sessão afirmando que "o filme é apenas violência sexual gratuita".
Kent defendeu seu trabalho, afirmando que o público precisava sentir a dor e o trauma das mulheres condenadas nos tempos coloniais e que o filme é “uma representação honesta e necessária" do estupro e da violência.
A diretora disse à imprensa que:
"Se mostrássemos o que realmente aconteceu na Tasmânia em 1825, ninguém aguentaria.”
A trama acompanha um irlandesa na Tasmânia em 1825. Depois que seu marido e seu filho são assassinados, ela decide fazer justiça com, as próprias mãos, contratando um aborígine para se aventurar no deserto, à procura de vingança.
Sam Claflin e Aisling Franciosi estrelam. O elenco ainda conta com Damon Herriman, Ewen Leslie, Harry Greenwood, Baykali Ganambarr e Magnolia Maymuru.
'The Nightingale' chega aos EUA em agosto e, por enquanto, não há data de estreia definida para chegar ao cinemas nacionais.
Filme utiliza câmeras da era soviética e aposta na narrativa found-footage para reimaginar a Segunda Guerra Mundial