A Druida Filmes acaba de anunciar a produção de seu novo longa-metragem, o thriller policial de ficção “10 Mortes”, escrito e dirigido por Marcelo de Paula. Com coprodução da Visom Digital, produtora também associada à Bravi, distribuição da A2 e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e da SerraAção, Film Commission da cidade, o filme será rodado em 2025.
A trama, ambientada na década de 80, com ares de western, acompanha fazendeiros inescrupulosos que cobiçam o ouro em terras indígenas, a partir da história de Bernardo (Thiago Martins), fotógrafo mestiço que busca vingança familiar e entra em uma jornada repleta de mistério e ação, com duelos, perseguições implacáveis, paixões improváveis, intrigas, reviravoltas e tiroteios. O filme conta ainda com a parceria e supervisão técnica de Martão Efeitos Especiais, Superação Dublês, Phanton Arte em Ação e Dani Hu Action Designer. A trilha sonora original é assinada pelo arranjador, compositor e pianista Marcos Ariel.
Protagonizado por Thiago Martins ("Operações Especiais", "Cidade de Deus") e Zahy Tentehar ("Dois Irmãos", "Cidade Invisível"), primeira indígena a vencer o Prêmio Shell de Teatro 2024, "10 Mortes" conta com nomes como Carol Castro, Vinícius de Oliveira, Andrea Dantas, Rodrigo Pandolfo, Adanilo, os irmãos André e Marcello Gonçalves, Daniel Munduruku, Camilo Bevilacqua, James Turpin, John Franklin e Luciana Fróes no elenco.
O filme está em processo avançado de desenvolvimento e captação de recursos. Em paralelo, a Druida Filmes acaba de ter aprovado, pela Lei Paulo Gustavo, um novo projeto de documentário de curta-metragem: "Basta!", que versa sobre o alto índice de violência contra a mulher no município de Cabo Frio, local onde está situada a sede da produtora.
MARCELO DE PAULA | Diretor e roteirista
Embora assinando sua primeira ficção, Marcelo de Paula (roteirista ABRA) tem mais de 30 documentários na bagagem. Filmes de curta, média e longa-metragem selecionados nos principais festivais de cinema do país, como Festival do Rio, ABCine e Mostra do Filme Livre e exibidos em canais abertos, por assinatura e em plataformas de streaming: Amazon Prime Video; Band Play; GNT; Globo Repórter e Jornal Hoje da TV Globo; Curta; Cine Brasil TV; Multi Rio; Woohoo; TV Brasil; Play TV; TV Sesc/Senado; TV Câmara; Fish TV; C3TV Clima Tempo; Amazon Sat; HTV Entertainment de Hong Kong, com abrangência de exibição para Malásia, Indonésia, Vietnã e Filipinas.
Além de cinco séries de TV com conteúdo jornalístico: “Expedição Karajá” e “Pantanal Patrimônio Natural Mundial” (ambas com 15 cap./30 min) para o Cine Brasil TV; “Expedição Rota Austral” (8 cap.) para o Fantástico da TV Globo; “Expedição Karajá - O Filme” (5 cap.) para o Domingo Espetacular da TV Record e “Pantanal – Um Tesouro do Planeta” (4 cap.) para o Jornal da Noite do SBT, série premiada como Melhor Série Documental Ambiental do Cine Ceará (2008) e Melhor Série do Festival do Filme de Aventura e Turismo (FATU 2008).
DRUIDA FILMES (Produtora associada Bravi) | Produtora
A Druida Filmes (ex-Código Solar Produções) é uma produtora brasileira Independente que já produziu mais de 35 filmes documentários de curtas, médias e longas-metragens; cinco séries para TVs abertas e fechadas e seis webséries, sendo duas educacionais e quatro de cunho político. Suas produções foram selecionadas e premiadas em importantes festivais de cinema do Brasil e do mundo, como o FestCine Amazônia, o Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo (Cine Sul), o Festival de Inverno de Bonito, a Mostra Vídeo Índio Brasil e o Art&Tur (Festival Internacional de Filmes de Turismo de Barcelos, em Portugal).
Os filmes e séries da Druida Filmes já foram exibidos para canais como Prime Video; Band Play; Multi Rio; Cine Brasil TV; Curta; TVE Brasil; Woohoo; TV Sesc; TV Senado; Play TV; Box Brasil TV; Fish TV; TV Globo (Fantástico, Globo Repórter e Jornal Hoje); GNT; Rede Record (Domingo Espetacular e Hoje em Dia) e SBT (Jornal da Noite do SBT), com destaque para as produções:
"Pantanal – Um Tesouro do Planeta", série de quatro capítulos para o Jornal da Noite do SBT (Prêmio de Melhor Série para TV do Festival de Cinema do Ceará 2008 e Festival Brasileiro de Filme de Aventura Turismo 2008);
"Expedição Karajá", série de cinco capítulos para o Programa Domingo Espetacular da Rede Record;
"Expedição Rota Austral", série de oito capítulos para o Programa Fantástico da TV Globo, além das séries "Karajá" e "Pantanal Patrimônio Natural Mundial", cada uma com 15 capítulos, para o Canal Cine Brasil TV.
Entre seus filmes premiados estão: "Bonito e Pantanal – O Brasil no seu Melhor" (melhor filme de Ecologia e Turismo do Art&Tur 2010); "Navio Veleiro Cisne Branco – Uma Embaixada Flutuante" (melhor fotografia do Festival Brasileiro do Filme de Aventura e Turismo V FATU 2009 e melhor filme sobre a história naval no V Festival de Cinema de História Militar de 2023); "Aventuras a Bordo do Veleiro PapaLéguas" (melhor filme lusófono do Art&Tur 2013) e "O Mico-Leão-Dourado de Cabo Frio" (melhor filme regional do VIII Festival de Cinema de Cabo Frio – Curta Cabo Frio 2014); "Apocalipse no Cerrado" (melhor longa-metragem documentário do Festival de Cinema Tarrafa 2021 – Audiovisual Amazônico em Rede – Universidade Federal do Pará) e "60 Anos do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral – No ar os homens do mar!" (melhor documentário Militum 2023 – V Festival de Cinema de História Militar).