Roteiro: Fulvio Pacheco, Má Matiazi
Arte: Franco de Rosa, André Caliman, José Aguiar, Antônio Éder, Fulvio Pacheco, André Coelho, Marcos Vaz, Bianca Pinheiro, Francis Ortolan, Walkir Fernandes, Ivan Sória, Douglas Cruz, Hosana Cristina, João Ferreira, Fabrizio Andriani, Marcelo Lopes, Kleber Santos, Vinícius Gressana - ‘Feliz’, Celina Pacheco, Má Matiazi, Simon Taylor, Lucas Fernandes, Marcelo Bittencourt, Ariel Dacunha, Adilson Farias, Christiano Carstensen, Raro de Oliveira, Paula Zettel, Amanda Barros, Flávia Scheremetta, Robson Vilalba, Brenda Bossato, Bruna Santana, Marcio Garcia, Jackson Lopes, Fabiano Vianna, Simone Hembecker, Ana Lígia Scachetti, Márcia Széliga
Editor original: Marcelo Amado
Número de páginas: 64 páginas
Sinopse: A Loira Fantasma de Curitiba é a personagem de Fulvio Pacheco, baseada na mais notória lenda urbana da capital paranaense. O roteiro explora a aterrorizante vingança da loira pelos taxistas de Curitiba, pois foi assassinada por um deles.
.
A Loira Fantasma é uma lenda urbana que surgiu na década de 1960, na cidade de Curitiba. Diz a lenda que uma mulher loira muito bonita pedia uma corrida de táxi na praça Tiradentes até o bairro Abranches. No decorrer do caminho o taxista olhava para trás e não havia mais ninguém no carro. Uma outra história de que a loira fantasma pedia uma viagem até o cemitério do Abranches e quando chegava no local, pedia para o taxista aguardar um pouco, então a loira saía do veículo, entrava no cemitério e não aparecia mais. Esse causo ganhou mais notoriedade pela cidade quando ganhou as páginas dos jornais e transformou em assunto nos programas de rádio depois que foi registrada uma situação, ocorrida com um taxista. Ao todo já foram dramatizados cerca de 1989 relatos da lenda da loira fantasma de Curitiba apresentada na RPC, afiliada da globo no Paraná.
A graphic conta essa lenda, adaptada pelo Fulvio Pacheco e pelo Má Matiazi. É uma HQ de vingança, onde a Loira sai em busca de seu assassino. Com um mote simples, o grande chamariz da graphic novel é a parte artística, que conta com a sensacional arte de Fulvio Pacheco, que usa da técnica stencil, e de outros 40 quadrinistas convidados. Cada um traz uma traço, uma técnica diferente, que só faz engrandecer a obra. A edição da Editora Estronho é um verdadeiro deleite visual! Logicamente alguns desenhistas se destacam mais do que outros, tanto em termos de estilo quanto na narrativa visual.
O acabamento gráfico é excelente, como é de praxe nas edições da Estronho! A graphic novel tem a capa em papel cartão 300 g e páginas em couchê 90g, no formato 21 x 28 cm.
Onde comprar: