Flight Risk / EUA / 2025
Direção: Mel Gibson.
Roteiro: Jared Rosenberg.
Elenco: Mark Wahlberg, Michelle Dockery, Topher Grace.
Duração: 91 min.
Sinopse: Com roteiro assinado por Jared Rosenberg, o filme conta uma história de alto risco. Um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea (Michelle Dockery) que acompanha um fugitivo (papel de Topher Grace) até seu julgamento. À medida que atravessam o Alasca, a tensão aumenta e a confiança é testada já que nem todos a bordo são quem mostram ser.
Em "Ameaça no Ar" (2025), o filme de ação que estreia neste 23 de janeiro, a agente federal Madolyn Harris (Michelle Dockery) é responsável por uma missão confidencial: Levar do Alasca, em um pequeno avião, uma testemunha do governo o Winston (Topher Grace) para Nova York. Contudo enquanto atravessam a região inóspita do Alasca a missão de Madolyn Harris é comprometida
No longa dirigido por Mel Gibson e roteirizado por Jared Rosenberg, o personagem Winston é uma testemunha chave em um caso contra um grupo de mafiosos. Winston está tentando fugir do julgamento e da missão de testemunhar contra a máfia. Enquanto isso, a agente Madolyn Harris está imbuída de sua missão, levá-lo em segurança até o seu destino final.
Ao entrar no pequeno avião Winston e Madolyn são apresentados ao piloto (Mark Wahlberg) e a longa viagem atravessando o Alasca passa a se tornar extremamente perigosa já que alguém a bordo do avião não é realmente quem diz ser. A partir disso, as coisas perdem o controle e a aeronave fica no ar sem coordenadas. Assim, os personagens enfrentam dois perigos: o sabotador da missão de levar Winston até Nova York e a incapacidade deles em pilotar um avião.
A partir do momento que o avião decola do Alasca o espectador é colocado em tensão junto com os personagens à espera de que a missão seja cumprida e que todos pousem em segurança no seu destino final. Ao mesmo tempo que a tensão acontece no ar, ela também acontece em terra, já que durante o voo Madolyn Harris tenta descobrir quem em solo ofertou informações para que a missão secreta fosse sabotada. Logo, a agente começa a desconfiar de tudo e todos, duvidando até das boas ações daqueles que tentam ajudá-la a pousar em segurança.
Apesar de possuir vários momentos de tensão e pontos de reviravolta, não é difícil identificar que o ápice do longa está no momento de aterrissagem da aeronave que colocaria, ou não, o Winston em segurança. O que faz a tensão se estender até o minuto final do filme, mesmo depois que acreditamos que está tudo bem.
Enquanto um filme de ação “Ameaça no Ar” surpreende com seu bem desenvolvido roteiro assim como a boa direção de Mel Gibson, que foge dos clichês do gênero - explosões, tiros e lutas desnecessárias-. O longa poderia ser mais um filme sobre “perigos a bordo”, mas tudo está dosado de forma equilibrada como os momentos de ação, suspense e as cenas de alívio cômico.
Michelle Dockery, Mark Wahlberg e Topher Grace entregam boas atuações, com destaque para o personagem de Grace, o medroso, falastrão e ansioso Winston, que em certos momentos pode chegar a causar ansiedade ao espectador com tamanha falação. Mas que também é o personagem responsável por nos oferecer as rotas de saída dos momentos de tensão com boas cenas de alívio cômico.
Menos do que o personagem de Grace, Mark Wahlberg que interpreta o piloto do avião também brilha em cena, seja pelo cinismo ou pelo seu propositalmente exagerado sotaque alasquiano. Enquanto Michelle Dockery entrega uma atuação medíocre, mas não desinteressante.
Por fim, "Ameaça no Ar" entrega aquilo que propõe. Entretenimento simples, honesto e sem exageros.
Nota: 3.5 de 5 ou 7 de 10
\"Missão: Impossível: Acerto de Contas Parte 1″ elevou o nível de filmes de ação e mostrou que a franquia permanece sendo grandiosa .