DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

BESOURO AZUL

Por: Carol Malta

Blue Beetle, 2023, EUA
Diretora:
Angel Manuel Soto
Produção: Peter Safran, John Rickard, Zev Foreman
Roteiro: Gareth Dunnet-Alcocer
Elenco: Xolo Maridueña, Bruna Marquezine, Susan Sarandon


Sinopse: Besouro Azul, baseado nos quadrinhos da DC, segue o jovem mexicano Jaime Reyes (Xolo Maridueña) que, recém-formado, volta para casa cheio de aspirações para o futuro. Em meio a uma busca por seu propósito no mundo - e um emprego - o destino o surpreende ao colocar em seu caminho uma antiga relíquia de biotecnologia alienígena, conhecida como Escaravelho. O besouro alienígena azul escolhe Jaime para ser seu hospedeiro simbiótico - o que lhe dá uma armadura superpoderosa e lhe garante poderes. O problema é que o item é de grande interesse da empresária Victoria Kord (Susan Sarandon), que une forças ao vilão Carapax (Raoul Max Trujillo) para recuperá-lo. Nessa confusão toda, Jaime só poderá contar com a ajuda da própria família e da jovem Jenny Kord (Bruna Marquezine). E agora, o jovem deverá enfrentar desafios imprevisíveis, tendo sua vida transformada para sempre, ao se tornar o Super-Herói Besouro Azul.


 


Pra quem achou que o brasileiro não ia apoiar a artista nacional, achou errado. A sala lotada vibrou desde quando o nome da Bruna Marquezine apareceu nas telonas. E a cada cena no resto do filme não deixou a desejar nas expectativas do público. Bruna deixou claro que além de saber atuar bem em português, sabe dar um show em inglês.


Blue Beetle (título original da adaptação) é o primeiro filme da DC focado em um super-herói latino e não poupou referências. É um filme com críticas sutis e não tão sutis assim ao imperialismo e tem um peso grande para os latinos com um humor característico com referências a grandes novelas e costumes de famílias da América do Sul/Central.


 


Embora tenham preocupações do filme não ser um grande sucesso de bilheteria tanto pela greve dos atores de Hollywood quanto pelo público mais seletivo depois de algumas performances decepcionantes em filmes de heróis. Besouro Azul traz às telonas características diferentes de um filme de herói tradicional em que quem assiste pode realmente se identificar, até mesmo para quem não costuma acompanhar o universo da DC.


 


Geralmente a DC tem altos orçamentos em suas adaptações de quadrinhos, mas a abordagem de Besouro Azul trabalhou com um orçamento bem inferior ao padrão com a intenção de chamar mais atenção para os personagens e história. Arriscado. O filme realmente traz uma imersão maior nas personalidades e uma abordagem engraçada do começo ao fim e emocionante em momentos específicos. Com certeza, Besouro Azul vai te trazer alguma memória familiar antiga e gerar boas risadas. Mas ainda assim, os efeitos visuais mais elaborados fazem falta em alguns momentos do filme.


 


Filmado para IMAX, a experiência da sonoplastia é muito boa e a trilha sonora acompanha o enredo. O ponto chave para mim foi a escolha do diretor Angel Manuel Soto, do roteirista Gareth Dunnet-Alcocer e de parte do elenco latino.


Uma fotografia bem marcante, boa direção, roteiro. A atuação de Xolo Maridueña como protagonista é muito boa, mas a cena é roubada várias vezes pelos personagens secundários, tanto de Jenny Kord, nossa maravilhosa Bruna, quanto da família Reyes, que trouxe muitas risadas e emoções ao público na platéia.


 


Para os grandes fãs de filmes de heróis, vale a pena dar uma conferida nesse lançamento da adaptação dos quadrinhos e para os que não são, vale a pena conhecer o trabalho da nossa atriz nacional e a representação da cultura (Brasileira também!) no filme.


Besouro Azul vai ser lançado no dia 17 de agosto de 2023. E continuem na sala de cinema, a cena pós-crédito é de lei.


Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/besouro-azul?id=1038
| 552 | 16/08/2023
Para os grandes fãs de filmes de heróis, vale a pena dar uma conferida nesse lançamento da adaptação dos quadrinhos e para os que não são, vale a pena conhecer!
VEJA TAMBÉM

GUERRA CIVIL

Guerra Civil traz uma abordagem íntima a guerra e serve como metalinguagem para muitos problemas sociais atuais.

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!