DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

BLACK HAMMER – ORIGENS SECRETAS

Por: Val Oliveira

Editora: Intrínseca
Autores:
Jeff Lemire (roteiro), Dean Ormstron (desenho, arte-final) e Dave Stewart (cores). 
Número de páginas
: 184
Ano de Publicação: 2018


Sinopse: No passado, eles salvaram o mundo, mas agora levam vidas medíocres em uma cidade rural fora dos limites do tempo. Não há como fugir, mas Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien tentam empregar suas habilidades extraordinárias para se libertar desse incomum purgatório. Obrigados a disfarçar seus poderes, sua natureza e suas origens aos olhos dos habitantes locais, eles personificam uma típica família disfuncional, tentando criar para si uma vida normal.



Eleita a Melhor Série Original de 2017 pelo Eisner Awards, o principal prêmio internacional de quadrinhos, a série Black Hammer, criada e escrita por Jeff Lemire, saiu finalmente no Brasil em maio de 2018, pela Editora Intrínseca. Lançada originalmente pela Dark Horse a série foi pensada por Lemire por volta de 2007. De lá para cá ele lançou obras aclamadas como “Condado de Essex”, “Sweet Tooth”, além de ter escrito HQs mais convencionais de super-heróis para a DC e Marvel.


Finalmente, achando tempo para desenvolver o roteiro da sua série, chamou o desenhista Dean Ormston assumir a arte, já que estava sobrecarregado por conta de seus trabalhos para outras editoras. Ormston é conhecido pelo público por seus trabalhos na DC, em especial os realizados para o selo Vertigo, como “Os Livros de Magia”, “Sandman” e “O Inescrito”. Para as cores veio premiado Dave Stewart cujos trabalhos podem ser visto em “Hellboy” e em parceria com o próprio Lemire em “Gideon Fall”. A arte de Ormston é perfeita para a série, retratando super-heróis exilados em outra dimensão, fugindo de estereótipos ligados ao tema, aliado as cores sombrias de Stewart. Ambos se fundem maravilhosamente, seja retratando a cidadezinha do interior onde os personagens se encontram, ou na simplicidade dos flashbacks da “Era de Ouro”, com uma narrativa onde remete diretamente aos antigos quadrinhos da National e Timely Comics, criando uma atmosfera soturna, e por vezes melancólica. Melancolia que transparece facilmente no roteiro de Lemire. Os personagens tem que viver de forma pacata na cidade em que se encontram, escondendo seus poderes e reais identidade, enquanto tentam conviver pacificamente, se ajustando a uma rotina doméstica em uma cidade do interior tipicamente agrária, sendo que sua realidade era a urbana.


Lançados em um universo alternativo após um confronto com uma entidade cósmica chamada de AntiDeus, eles tentam se ajustar, enquanto alguns tentam, de alguma forma, voltar ao mundo original. Sabemos que nesta mesma batalha, o maior herói, o Black Hammer aparentemente pereceu. Vários mistérios rondam os personagens e sua vida atual, como por exemplo a incapacidade deles saírem dos limites da cidade onde vivem e as conseqüências de uma tentativa.



O encadernado apresenta a compilação de seis edições originais, cada uma foca em um dos protagonistas: Abraham Slam, que remete ao Capitão América com toques de Superman, abraçou a vida de fazendeiro e faz de tudo para se adaptar; a Menina de Ouro, uma adulta presa eternamente no corpo superpoderoso de uma criança que se rebela inutilmente contra a situação, tem como base o Capitão Marvel/Shazam;  a Madame Libélula homenageia os famosos quadrinhos de terror dos anos 1950 (EC Comics), e sua origem é contada no estilo dessas HQs; o Coronel Weird é inspirado nas HQs de Adam Strange com um toque de Shade, O Homem Mutável e que viaja por dimensões psicodélicas; Barbalien tem como referência Jonn Jonzz, conhecido popularmente no Brasil como Ajax, o Caçador de Marte, sendo um transmorfo; e por fim temos a Talky-Walky, uma robô que tem como referência a ficção cientifica dos anos 1950 e 1960, e que tenta fazer contato com a realidade de onde vieram.
Nos seis capítulos que constam no encadernado, os personagens se vêem as voltas com a realidade de uma pequena cidade, suas rotinas e a vida no campo, assim como tratam de questões religiosas, amorosas e educacionais. E termina com um belo gancho para a edição seguinte.


Black Hammer. Origens Secretas apresenta capa cartonada, papel couché de boa gramatura e ótima impressão. Como extras temos as capas originais de Ormston e variantes de Lemire, além de um posfácio assinado pelo autor, uma seção com fichas dos personagens (incluindo os descartados com o tempo) remetendo aos antigos fichários da DC feitos nos anos 1980, layouts comentados por Ormston e outras artes alternativas.
Atualmente Black Hammer está se encaminhando para seu terceiro arco, “Age of Doom”, sendo que a Intrínseca lançou ainda no final de 2018 o segundo encadernado intitulado Black Hammer 2: O Evento.


Onde comprar:


Amazon


Saraiva


Martins Fontes


Livraria Travessa


 


 

Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/black-hammer-origens-secretas?id=231
| 787 | 11/04/2019
Eleita a Melhor Série Original de 2017 pelo Eisner Awards, o principal prêmio internacional de quadrinhos, a série Black Hammer, criada e escrita por Jeff Lemire, saiu finalmente no Brasil em maio de 2018, pela Editora Intrínseca.
VEJA TAMBÉM

SOBREVIVENTES – DEPOIS DO TERREMOTO

Sobreviventes: Depois do Terremoto agrada pelo visual e boa direção

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!