DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

BLOOD – UMA HISTÓRIA DE SANGUE

Por: Val Oliveira

Editora: Pipoca e Nanquim
Autores:
J. M DeMatteis (roteiro) e Kent Williams (desenho, arte-final e cores). 
Número de páginas
: 204


Sinopse: Um bebê é encontrado por uma jovem em um rio e criado até o início da idade adulta, quando é deixado aos cuidados de um monastério para ser iniciado nos ensinamentos de Deus. Quando descobre que não é a mão divina que escreve os livros que regem sua doutrina, mas sim a de seu mentor, o rapaz se sente traído e decidi ir embora, não sem antes assassinar o homem, em um acesso de fúria. Sem um rumo certo para percorrer, ele sai pelo mundo em uma jornada de autoconhecimento, até se deparar com uma tribo de vampiros em uma floresta, que, contra a sua vontade, o transformam em um deles. Nesse dia, nasceu Blood, o vampiro. Blood continua sua viagem sem destino ao lado de uma das mulheres da tribo, que se incumbe de alimentá-lo até ele entender que necessita do sangue de outros para sobreviver. Uma jornada de muitas descobertas, que, ao final, transformará o vampiro para sempre.



Blood: Uma História de Sangue (Blood: A Tale) foi publicado pela Editora Abril entre 1990 e 1991, quinzenalmente, como uma minissérie em quatro edições (posteriormente a Editora Abril compilou em um encadernado). A obra, roteirizada por J. M. DeMatteis e ilustrada magistralmente por Kent Williams, foi publicada originalmente pela Marvel Comics em 1987, através do selo Epic Comics, e mais tarde relançada pela Vertigo. Em meados de 2018 foi finalmente republicada no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim, num acabamento de luxo, com o miolo em papel couché brilho 115 g, capa dura com verniz localizado e cor especial, o que valorizou ainda mais a belíssima arte de Williams. A edição da Pipoca e Nanquim ainda apresenta um prefácio exclusivo, além de contar com as capas originais, tanto da publicação do selo Epic quanto as da Vertigo.



Kent Williams já era conhecido no Brasil  à época do lançamento nacional devido a seu trabalho em conjunto com outro ilustrador fabuloso, Jon J. Muth (Moonshadow) com o qual trabalhou em conjunto na minissérie Fusão, Wolverine & Destrutor: Fusão é uma minissérie publicada pela Editora Abril em 1989. O trabalho de Williams tem uma influencia de artistas impressionistas e expressionistas, sendo essa ultima vertente artística mais nítida em seu trabalho. Trabalhando com aquarelas, suas pinceladas são fortes e ele trabalha muito bem o contraste ao mesmo tempo em que mostram uma bela suavidade e delicadeza na representação dos personagens.



O roteirista J. M DeMatteis (A Última Caçada de Kraven, Liga da Justiça Internacional, Mooshadow) aqui apresenta uma fábula de horror adulta, poética, recheada de simbolismos e metáforas, vampiros e surrealismo, onde se acompanha uma jornada de nascimento, amadurecimento e morte do protagonista. Com um tom onírico, apresenta situações envolvendo morte, amor, traição, nascimento e renascimento. O quadrinho mostra o aprendizado de Blood, envolto em ciclos e repetições. A estrutura do roteiro remete a forma da narrativa de contos, pautado na prosa e poesia. Os capítulos se iniciam e terminam da mesma forma, com dois personagens dialogando sobre a história de Blood. E tanto as introduções e epílogos de cada capítulo, além da própria história em si apresentam uma narrativa de conto, podendo parecer confuso para quem o ler pela primeira vez ou quem o lê rapidamente. Mas é um quadrinho que abre espaço para reflexões e que pode gerar análises diferentes.


Onde comprar:


Amazon


 

Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/blood-uma-historia-de-sangue?id=229
| 811 | 09/04/2019
BLOOD apresenta uma fábula de horror adulta, poética, recheada de simbolismos e metáforas, vampiros e surrealismo, onde se acompanha uma jornada de nascimento, amadurecimento e morte do protagonista.
VEJA TAMBÉM

ELEMENTOS

"Elementos" é um filme animado cativante, repleto de humor e personagens memoráveis.

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!