“Contos de Amor, Medo e Vapor” é o primeiro livro do escritor Pedro T. O. S. Ribeiro, natural de Brasília, mas, veio para terras baianas para nos abrilhantar com suas histórias. Seu primeiro livro é um apanhado de 15 contos do autor que nos levam a um tempo mais antigo, que se mistura com o moderno. O autor promete trazer contos que nos levam ao temor da noite, e ao brilho do amor.
Contos como “Leitura de dormir” que nos traz certo temor acerca dos momentos que temos antes de dormir reflete o temor do desconhecido que a noite esconde, bem como em “Águas do amor” nos explode a mente com uma reviravolta impactante que para alguns leitores mais atentos, já ficará claro desde o começo. O conto “A sombra do Lacerda” dá um show de cultura, arte e beleza ao descrever um cenário de Salvador com detalhes e aspectos históricos, de longe é o melhor conto do livro, já o conto “O menino sem cor” nos remete a uma reflexão de um período onde a escravidão acabará, mas ainda havia uma pessoa que não era nem considerada negra e nem considerada branca, causando assim uma confusão psicológica no personagem, que fica sem saber o que de fato é. Em “Samba de luta, ginga de dor” o autor traz para muitos um grito de liberdade que está na garganta de muitos, uma história de vitória sobre o domínio dos opressores e em “Retorno para casa” a lenda do lobisomem trás um relato belo e emocionante de uma família que vive com a maldição da licantropia.
O livro tem seus pontos fortes com histórias cativantes, mas peca em alguns momentos na tentativa de uma linguagem mais rebuscada, cometendo pequenos deslizes que tiram a grandeza do conto. A presença de um glossário no final se tornou um preciosismo do autor, que ficaria mais agradável aos olhos em notas de rodapé em palavras que de fato são mais desconhecidas e de difícil acesso ao leitor, o que não impacta, é claro, no conteúdo trazido. O livro ainda carece da ausência de cenários steampunk mais detalhados, o que faria com que o leitor se colocasse naquele local. O autor acerta em dividir de forma equalitária os contos de amor e de medo, colocando mesmo que pouco, cenários com a temática do estilo steampunk. Em uma escala de prazer pela leitura, eu diria que o livro foi um ótimo passatempo e que trouxe momentos divertidos e bastante agradáveis. Uma leitura que de fato, vale a pena se ter.
Onde Comprar: