DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

CORINGA: DELÍRIO A DOIS

Por: Stephanie Nascimento

Título original: Joker : Folie à Deux / EUA/ 2024.
Direção:
Todd Phillips
Roteiro: Todd Phillips, Scott Silver
Elenco: Joaquin Phoenix, Lady Gaga, Zazie Beetz, Catherine Keener, Brendan Gleeson, Jacob Lofland, Harry Lawtey.
Duração: 2h 19min


Sinopse: Após os eventos do primeiro filme, Arthur Fleck está internado em um hospital psiquiátrico. Ele é visitado por uma psiquiatra, a Dra. Harleen Quinzel, que fica fascinada por sua história. Juntos, eles exploram a mente de Arthur e os eventos que o levaram a se tornar o Coringa.


 


"Coringa: Delírio a Dois" é a sequência do aclamado Coringa estrelado por Joaquin Phoenix e Lady Gaga e dirigido por Todd Phillips.


A trama retrata o drama de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), o palhaço Coringa, que agora preso no hospital psiquiátrico de Arkham, após ter cometido uma série de assassinatos e incitado um movimento popular contra a elite de Gotham City, aguarda na prisão o seu julgamento, que decidirá o rumo de sua vida.


Afinal de contas, seria Arthur, um psicopata assassino ou uma vítima da sociedade que devido aos anos de abuso e negligência cometeu uma série de delitos? A segunda opção é a argumentação utilizada pela sua advogada (Catherine Keener), que tenta salva-lo da pena de morte.



Contudo, ainda preso Arthur conhece Harley Quinn (Lady Gaga), em uma aula de música no hospital psiquiátrico. Ela que estava internada em uma ala psiquiátrica mais branda desenvolve uma curiosidade mútua, que acaba se transformando em um relacionamento romântico e perturbador.


Um ponto interessante da trama é que nesta versão, Harley não é subjugada pelo Coringa, pelo contrário, ela mente e o manipula com a intenção de trazer a tona a verdadeira personalidade dele, que está adormecida depois de tantos anos preso e medicado. Apesar de ser uma personagem importante para trama, Gaga poderia ter mais destaque para além das cenas musicais, já que talento não falta. Isso porque o filme se prende a explorar os dramas psicológicos de Arthur Fleck e eventualmente o romance dos dois, deixando a trajetória de Harley pouco evidenciada. Enquanto isso, Joaquin Phoenix brilha mais uma vez nas doses corretas de dramaticidade, sarcasmo, paixão e loucura.


Sem sombra de dúvidas, “Coringa: Delírio a Dois” é um bom, porém desnecessário musical que subverte o gênero de filmes de super heróis, mas que parece ter sido feito apenas com a ousadia necessária para agradar a indústria.



O tom sombrio já experimentado no primeiro filme continua em Coringa 2, bem como o humor sarcástico. A novidade fica por conta do romance presente no musical.


Enquanto musical Phoenix e Gaga entregam, na maioria das vezes, boas cenas com músicas já conhecidas por grande parte do público, como uma versão em inglês de  “Ne Me Quitte Pas”, “Oh, When The Saints” e That’s Entreteniment. Mas o ponto alto do filme fica por conta das cenas do julgamento de Arthur e a expectativa gerada pelo seu comportamento dúbio que o faz passear entre a personalidade do Arthur Fleck e do Coringa. E nos leva a questionar se o seu fim será realmente a pena de morte, a internação em um hospital psiquiatrico ou uma fuga impactante com a Harley Quinn. Contudo o filme nos revela uma surpresa ainda maior.



Por fim, “Coringa: Delírio a Dois” é ousado e um bom exercício criativo de Todd Phillips, mas com certeza foge das expectativas depositadas por conta do sucesso do primeiro filme e pode não conversar diretamente com seu público alvo.


Nota: 7/10



Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/coringa-delirio-a-dois?id=1269
| 150 | 02/10/2024
Coringa: Delírio a Dois é a sequência do aclamado Coringa estrelado por Joaquin Phoenix e Lady Gaga e dirigido por Todd Phillips.
VEJA TAMBÉM

DRÁCULA: A ÚLTIMA VIAGEM DO DEMÉTER

Um excelente filme, com enredo, narrativa, fotografia e produção acima da média e que mantem viva a lendária fama do Drácula nos cinemas.

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!