DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

GRANDES CONTOS, H.P. Lovecraft

Por: Val Oliveira

Autor: H. P. Lovecraft
Editora: Martin Claret
Páginas: 1176
Ano: 2016


Sinopse: “Grandes contos” reúne várias histórias fantásticas do homem que reinventou o terror: o norte-americano H. P. Lovecraft. O volume contém, entre outros, “A fera na caverna”, ‘Dagon, “A maldição que atingiu Sarnath”, “Hipnos”, “O chamado de Cthulhu”, “O caso de Charles Dexter Ward”, “A história do Necronomicon”, além do ensaio “O horror sobrenatural em literatura”, também escrito pelo autor.


 


A Martin Claret lançou em 2016 uma compilação de contos de Howard Phillips Lovecraft, criador do chamado “Horror Cósmico”. O livro, uma verdadeira bíblia de mais de mil páginas, em capa dura, com um marcador de cetim preto, reúne grande parte do que Lovecraft publicou (embora do que tenha ficado de fora, senti a falta de “Herbert West – Reanimator”). O livro ainda conta com algumas notas de rodapé, notas explicativas que aparecem em alguns momentos da leitura. Apresentando páginas amarelo-esverdeadas, fazendo referencia ao universo tentacular, e contando com a ilustração de tentáculos no início de cada capítulo.


 


Embora seja mais conhecido pelos mitos de Cthulhu e seus contos de horror góticos, Lovecraft também escreveu contos mais “suaves”, pertencendo a um universo onírico, mesclando sci-fi e bebendo da literatura pulp. A seleção inclui nada menos do que 46 trabalhos que cobrem várias fases do autor: a fase voltada ao horror gótico, a que se concentra na construção do Horror Cósmico, o Ciclo dos Sonhos e a fase que nos brinda com um misto de Horror e Ficção Científica. Sua criatividade era incrível e sua narrativa é de uma riqueza incomparável, super detalhista e cheia de adjetivos, o que para alguns pode soar como pura verborragia. Mas ele consegue demonstrar um incrível equilíbrio na construção de suas histórias e prender a atenção do leitor, mesmo com uma escrita algumas vezes soando datada e com expressões antigas. Simplesmente somos fisgados para o mundo que ele constrói, e ficamos hipnotizados pelos mistérios e segredos que são desvendados aos nossos olhos. Percebe-se a influencia de seu trabalho em filmes, games e quadrinhos utilizam de seus conceitos e de suas criaturas. Lendo a sua obra, percebe-se a grande influência que ele tem em autores modernos e contemporâneos de horror e fantasia como Stephen King, Alan Moore, Neil Gaiman e Clive Barker.


 


Mais do que apresentar o autor a novos leitores, “Grandes Contos” permite conhecer as muitas facetas de H.P. Lovecraft e seu formidável talento como escritor.


A edição resenhada é de 2016, sendo que ela foi relançada em 2018 com nova arte na capa (que eu pessoalmente gostei mais) e com cores fluorescentes.


Abaixo segue a lista completa dos contos que compõe esta edição:


A fera na caverna


O alquimista


A tumba


Dagon


Além da smuralhas do sono


Old Bugs


A transiçãod e Juan Romero


A Nau Branca


A Rua


A maldição que atingiu Sarnath


A árvore


Os gatos de Ulthar


Do além


Nyarlathotep


O pântano da Lua


Os outros deuses


A música de Erich Zann


Hipnos


O que vem com a Lua


Azathoth


Entre as paredes de Eryx


O cão de caça


O medo à espreita


O festival


Debaixo das Pirâmides


O horror em Red Hook


O chamado de Cthulhu


A chave de prata


A estranha casa alta na névoa


A busca onírica da desconhecida Kadath


O caso de Charles Dexter Ward


A cor que veio do espaço


O descendente


A história do Necronomicon


O povo antigo


O horror em Dunwich


Nas montanhas da loucura


A sombra sobre Innsmouth


Através dos portais da chave de prata


O perverso clérigo


O livro


A sombra vinda do tempo


O Assobrador das trevas


O navio misterioso


 


Onde comprar:


Amazon 


Saraiva 


Livraria Cultura

Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/grandes-contos-hp-lovecraft?id=307
| 1425 | 04/06/2019
Mais do que apresentar o autor a novos leitores, "Grandes Contos" permite conhecer as muitas facetas de H.P. Lovecraft e seu formidável talento como escritor.
VEJA TAMBÉM

PREDADORES ASSASSINOS

Predadores Assassinos, com direção segura de Alexandre Aja, assusta e diverte na medida certa.

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!