Editora: Avec Editora
Autor: Robbert Damen (roteiro e arte)
Número de páginas: 48
Sinopse:
Uma sombria Inglaterra Vitoriana, onde uma corajosa mulher envolvida com a Scotland Yard desafia os preconceitos da época e ajuda a resolver os casos mais misteriosos.
Review:
A personagem Guardiã é uma criação do holandês Robbert Damen. Suas aventuras se passam na era Vitoriana, na Inglaterra do século XIX. Nesse contexto histórico, a personagem Guardiã presta serviços para a Scotland Yard, em casos misteriosos que envolvem o inexplicável, o sobrenatural, além de lidar com o preconceito. O traço de Damen lembra um cruzamento entre Bruce Timm e Darwyn Cooke. A edição da Avec apresenta um ótimo acabamento gráfico, em papel couchê com boa gramatura.
O volume 1, nos apresenta três histórias curtas, todas envolvendo assassinatos misteriosos, que a Scotland Yard não teria como resolver pelos métodos normais de investigação, e todas envolvem famílias ou pessoas de classe social elevada.
A primeira parte mostra a Guardiã tentando resolver uma série de assassinatos que tem como única ligação um artista recluso. Algo na história remete ao famoso livro “O retrato de Dorian Gray”, do escritor Oscar Wilde (1854-1900). Na segunda parte, com uma narrativa superior à primeira, temos a Guardiã à volta com mutilações e licantropia. O terceiro episódio conta uma história digna de Sherlock Holmes, com flashbacks, e tem como base a mitologia judaica do Golem.
Guardiã: A Detetive do Sobrenatural é um belo material, indicado para leitores que curtam quadrinhos e literatura com temática sobrenatural.
Onde comprar:
O Clube dos Canibais pertence ao mais recente universo horrorífico dos cannibal movies. Guto Parente nos entrega um filme de horror genuíno, capaz de criticar a política nacional sem, todavia, soar panfletário. Uma grata surpresa.