DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

HEREGE

Por: Renato Nakamura

Heretic, 2024, EUA.
Direção:
Scott Beck, Bryan Woods.
Roteiro: Scott Beck, Bryan Woods.
Elenco:
Hugh Grant, Sophie Thatcher, Topher Grace e Chloe East.
Duração:
110 min.


Sinopse: Duas jovens missionárias acabam presas dentro da casa de um homem bastante excêntrico, e são obrigadas a jogar um jogo que questiona sua fé.


 


Herege é um filme de terror/suspense escrito e dirigido por Scott Beck e Bryan Woods com o elenco formado por Hugh Grant que dá vida ao maníaco Sr. Reed e Sophie Thatcher e Chloe East que interpretam as irmãs Barnes e Paxton respectivamente. A história se passa num momento em que as duas irmãs estão andando pela cidade fazendo sua missão, de ir de casa em casa espalhar a mensagem de Jesus Cristo, como diz sua fé e crenças pessoais. Ambas mostram aos poucos, suas personalidades e como vivenciam sua fé. Ao chegarem em seu último destino, a residência do Sr. Reed, um local afastado e em meio a um temporal, elas se veem presas num jogo doentio onde, o seu anfitrião deseja testar a fé de suas duas visitantes.


 


O filme tem um começo bem lento e os seus diálogos para alguém que não goste desse tipo de andamento, acaba por acreditando ser um filme chato, mas a forma como o filme é conduzido é necessário para poder demonstrar o quão insano o personagem do Sr. Reed é. As duas missionárias, logo percebem algo de errado quando as perguntas vão se tornando intimas e as normas impostas pelas missionárias não são cumpridas de imediato. Ao decorrer, percebemos a verdadeira intenção do Sr. Reed. O filme traz uma tendência camuflada de demonstrar o quanto a religião pode ser uma manobra de massa, e o filme traz isso de forma bastante camuflada, mostrando que, a única intenção do Sr. Reed, era controlar todas as duas missionárias, tentando convencê-las de quê, segui-lo era a única forma de se salvar.


 


O filme ainda traz uma transição para o jump scare de forma aceitável e funcional. O diretor acertou na forma em que conduz o diálogo e coloca os alívios cômicos nos momentos corretos e nos apresenta a final girl e a sua construção ao decorrer do filme. As personagens são apresentadas de forma estereotipada onde a mais séria tem trejeitos de não ser fiel a sua crença e a mais sorridente é uma pessoa que se entrega aos prazeres ditos mundanos e ao decorrer do filme vemos uma transformação ou passamos a ter uma nova percepção sobre quem é quem de fato.


O final traz uma reflexão e deixa uma questão em aberto que dá ao telespectador uma interpretação ambígua. Eu diria que o filme, mesmo tendo um começo lento, acaba se tornando uma película funcional que entrega aquilo que promete. As expectativas do filme foram com certeza, superadas. É um filme que nos permite entender e compreender a interpretação de religião e de suas várias vertentes.


Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/herege?id=1306
| 1741 | 12/11/2024
Herege é um filme de terror/suspense escrito e dirigido por Scott Beck e Bryan Woods com ótima atuação de Hugh Grant que dá vida ao maníaco Sr. Reed.
VEJA TAMBÉM

The Hole in the Ground (2019)

Apesar de construir uma mistura interessante de ficção científica e horror psicológico sobrenatural, Hole in the Ground perde a mão com um roteiro óbvio e vazio apesar de bem filmado. Observa-se o interesse da A24 em investir na distribuição de material semelhante em tom a aquilo que já produz; no entanto com o foco somente em ambientação e qualidade técnica.

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!