Editora: Editora Estronho
Autores: Saulo Adami
Número de páginas: 612
Sinopse: Este livro começou a ser escrito em 1978. É a mais completa obra sobre o universo Planeta dos Macacos. Do livro de Pierre Boulle aos filmes de Arthur P. Jacobs. Dos seriados de televisão à literatura. Das histórias em quadrinhos à volta ao cinema. Entrevistas exclusivas com atores e técnicos, a história dos bastidores das produções para cinema e televisão: criação e aplicação da maquiagem que deu o Oscas a John Chambers; criação dos figurinos; a construção das cidades cenográficas e outras histórias jamais contadas!
A Editora Estronho, através da coleção Cinema Estronho, nos brinda com um livro de mais de 600 páginas sobre os bastidores da saga Planeta dos Macacos. O livro, do autor Saulo Adami, fã de tudo referente ao universo “Ape” nos traz relatos, dados técnicos e curiosidades. Adami assistiu ao primeiro filme da série e se apaixonou pelo conceito. Procurou tudo relacionado aos filmes e seus derivados. Em 1978 começou suas pesquisas sobre os bastidores e todos os segredos por trás do primeiro longa-metragem (1968), trocando cartas e informações com fãs e membros da produção, criou fanzines e veio a publicar o seu primeiro livro, com todas as informações recolhidas até então em 1996. O nome do livro? “O Único Humano Bom é Aquele Que Está Morto!”.
O livro atual – “Homem Não Entende Nada!: Arquivos Secretos Do Planeta Dos Macacos” (2015) – é fruto de troca de correspondências com o elenco, membros da produção, roteiristas e atores que estiveram na cinessérie original, na serie televisiva e de quem esteve por trás da animação dos anos 1970. Entre as pessoas que ele teve contato, seja pessoalmente ou através de cartaz, podem-se citar os atores Kim Hunter (Dra. Zira), Booth Colman (conselheiro Zaius) e Natalie Trundy (a mutante albina).
O livro contem fotos autografadas, cartas e fotografias que fazem parte do acervo particular de Adami, enriquecendo a obra. A escrita é fluida, de fã para fã e pode-se dizer que, embora seja objetiva, mostra a opinião do autor em relação aos filmes (principalmente à versão dirigida por Tim Burton).
Iniciando o livro pela participação na Starcon 98, onde Saulo Adami se encontrou com atores dos filmes e do seriado (inclusive temos fotos de Adami recebendo a maquiagem clássica!), é traçada a trajetória dos símios no cinema, literatura (abordando o livro que deu origem ao filme, “La Planéte dês Singes, de Pierre Boulle), seriados para a TV, animação e nos quadrinhos, apresentando trechos de roteiros (com cenas cortadas, e idéias dispensadas), depoimentos e entrevistas, fichas técnicas, alem de imagens promocionais. Com tudo isso, “Homem Não Entende Nada!: Arquivos Secretos Do Planeta Dos Macacos” se torna indispensável para todo fã de “O Planeta dos Macacos”, e de ficção cientifica e cinema em geral.
Onde comprar:
THE DEAD DON'T DIE soa como se alguém tivesse acabado de ver os velhos filmes do George Romero - especialmente "A Noite dos Mortos-Vivos" e "Zombie - O Despertar dos Mortos", dos anos 1960 e 1970 respectivamente -, se encantado com a crítica social inteligente destas obras e tentado fazer o seu próprio tributo ao mestre... mas com meio século de atraso!