Saw x / 2023/ EUA
Direção: Kevin Greutert
Produção: Josh Stolberg e Pete Goldfinger
Elenco: Tobin Bell, Steven Brand, Synnove Madody Lund, Renata Vaca.
Duração: 1 h 58 min
Sinopse: Ambientado entre os eventos do primeiro e segundo longa, John Kramer - doente e desesperado - viaja para o México em busca de um procedimento experimental e uma cura milagrosa para seu câncer – apenas para descobrir que toda a operação é na verdade um golpe para fraudar os mais vulneráveis. Armado com um novo propósito, o infame serial killer retorna ao seu trabalho e vira o jogo com seu jeito visceral característico e usa de armadilhas tortuosas, dementes e engenhosas.
O roteiro da dupla Josh Stolberg e Peter Goldfinger (responsáveis pelo enredo dos dois últimos filmes da franquia) é simples, objetivo, direto e agrada quem conhece a franquia e cansou das reviravoltas mirabolantes dos últimos filmes. O estudo sobre as motivações de John Kramer e da sua relação com sua ajudante funciona. O ritmo da produção é mais contido em relação aos filmes anteriores, o que ajuda o espectador familiarizado com a franquia a relembrar quem é o vilão, e, quem não conhece, a entender o que move a sede de justiça dele.
Ao fazer esse aprofundamento a produção tenta humanizar o serial killer, que tem como alvo criminosos. Mas de modo esperto, a produção intercala esses momentos com os jogos, que servem para lembrar que o vilão não está fazendo algo glamouroso ou exemplar. As armadilhas tem espaço para brilhar e são brutais! O arsenal de arapucas apresentadas são bem criativas e pra lá de violentas. Destaque para a armadilha do aspirador e a que usa uma serra gigli.
Uma história coerente (na medida do possível), armadilhas criativas, brutais e com o gore sempre presente. Jogos Mortais X é um dos mais conscientes da sequência e traz uma experiência divertida para os fãs do gênero.
Aderindo inicialmente a uma estrutura diferente do que estamos acostumados, o novo filme exibe um elemento mais humano ao mergulhar no desespero de Kramer. Não tenha medo, pois eventualmente abraça a carnificina sangrenta que esperamos com alguns truques e armadilhas engenhosas. Nota 7/10.
40 anos após o lançamento do clássico filme de John Carpenter que iniciou, no cinema americano e no mundo, a febre dos slashers que dominariam as bilheterias de outubro durante os anos 80, Michael Myers está de volta!