DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

LILITU ESCARLATE

Por: Carol Malta

Autor: Danilo Morales
Editora: Novo Século


Lilitu Escarlate traz já no começo o suspense de uma boa história de terror com um contexto baseado em: ode ao obscuro, possessões, vampirismo e até uma pandemia. A história se passa majoritariamente no Rio de Janeiro e em uma famosa ilha paulista que se torna macabra durante a leitura. É um livro do autor Danilo Morales, jornalista e cineasta. Criador do festival Poe de Cinema Fantástico, com livros publicados, muitos contos e algumas participações em antologias literárias. Além de ser membro da Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (Aberst) e da Academia Joseense de Letras. Devido ao contexto do autor, é possível perceber o quanto a história é fácil de ser imaginada (o que a torna também um pouco mais assustadora).


Lilitu Escarlate é a extensão de um livro anterior do autor, Suprema. No entanto, é possível ler aquele sem a leitura prévia deste. Por ser um livro de terror, há uma expectativa do que acontecerá no final, mas a obra de Danilo é imprevisível do começo ao fim. Mesmo com o resumo da história, cada acontecimento é uma surpresa e as motivações para tais às vezes um pouco bizarras. Durante a leitura é comum fazer cara feia ou ter dúvidas quanto ao caráter de alguns personagens. Dito isso, senti falta de mais história. As personalidades são muito bem construídas e queria ter tido mais tempo com cada uma delas.


A história tem dois personagens principais: Natasha Zanni (Pandora) e Bruno de Lira. Pandora é uma cantora de rock gótico de muito sucesso, ela é assustadora, mas ao mesmo tempo toda a atenção do leitor quer estar nela. Já Bruno é um padre narcisista e sem vocação ligado quase que diretamente a outra protagonista. Só pela apresentação dos personagens dá para perceber que não existe um herói na história, e confesso, essa foi uma das minhas partes favoritas.


Assim, devido a uma pandemia “febre de Isis” que afeta mulheres e homens de forma diferente os transformando em vampiras e homens-lobo, o mundo inteiro para e nossos protagonistas passam pelo isolamento. Pandora fica na “Ilha das freiras” que possui uma história aos poucos desvendada pelo leitor e pela protagonista, e embora isolada, seu mundinho de privilégio também é balançado pelas consequências da pandemia. Para Bruno as coisas tomam um rumo diferente com segredos revelados e sacrifícios que devem ser feitos por um bem maior.


Apesar de ser uma obra de terror, Lilitu Escarlate lida com alguns problemas sociais, principalmente de desigualdade, que são retomados ao longo da história.


Outro ponto relevante é o tanto de conhecimento médico e demonológico que envolve a história. Certamente Danilo levou muito tempo de pesquisa para concretizar essa obra devorada pelo leitor em algumas horas. Parar de ler é difícil.


Onde Comprar:


Amazon


Editora Novo Século

Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/lilitu-escarlate?id=1278
| 110 | 14/10/2024
Lilitu Escarlate traz já no começo o suspense de uma boa história de terror com um contexto baseado em: ode ao obscuro, possessões, vampirismo e até uma pandemia.
VEJA TAMBÉM

CORINGA

\"Coringa\" é o filme que o DC Universe nunca fez! E que filme magistral ele é!!

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!