DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

MANICÔMIO SALGUEIRO

Por: Emerson Monteiro

Manicômio Salgueiro é uma publicação da Editora Diário Macabro, é uma antologia de terror organizada pelos escritores Babi Lacerda e Igor Paiva.


Imagine um hospital psiquiátrico, uma instituição que cuida de pessoas com um grande desequilíbrio mental, um manicômio ou, se preferir, um hospício. Uma estrutura repleta de funcionários e administradores perversos. O lugar é propriedade do Dr. Ciro Gonçalves, onde, por suas próprias ordens, médicos sádicos torturam e desenvolvem experimentos degradantes em seus pacientes, tais como: eletrochoque, isolamento e privação de cuidados. Além dessas situações, mais dois fatores se destacam entre as tramas relatadas no livro: a incidência de incêndios devastadores e a presença onipresente de uma imensa árvore que parece observar e dominar a tudo e todos à distância. É o salgueiro que dá nome à instituição.


A antologia é dividida entre dois momentos:


O período que vai de sua criação à sua primeira destruição causada por incêndio e isso ocorre no século XX.


A segunda parte narra várias histórias que começam com a reconstrução do prédio, sua reinauguração e o novo fim, outra vez por causa da destruição pelo fogo, o que acontece já em nosso século.


O livro é composto por 27 contos e um complemento em forma de recortes de jornal.Os trechos que mais me chamaram a atenção foram:


Um lugar pacífico (de Eduarda Junges): É importante por descrever a instituição através dos olhos de uma enfermeira recém contratada. Conhecemos alguns detalhes do prédio, um pouco sobre alguns pacientese uma prévia do destino da instituição.


Um aviso (de Cid Fernandez): Neste conto nos deparamos com uma figura recorrente em histórias de terror: aquele que emite um alerta de perigo, a típica pessoa que, se fosse ouvida, poderia impedir o desenrolar da trama. Nesse caso o ser sensato é o pai de um funcionário que avisa sobre as consequências de plantar a árvore.


O adubo (de Stefano Pelletti): Neste curioso conto um enfermeiro percebe que a árvore plantada há pouco tempo crescera de forma espetacular, desconfiado, ele decide investigar o jardineiro da instituição. A intenção era descobrir que adubo milagroso era aquele, pois ter acesso àquela substância poderia ser uma forma de ganhar uma fortuna. O que ele não sabia era que algo sinistro estava oculto de todos, uma criatura monstruosa e sedenta de sangue.


Quebra de protocolo (de Márcio Pacheco):Este trecho da antologia mostra uma das vertentes do incêndio que devastou o prédio. Uma rebelião dos pacientes que culminana destruição da instituição. No finaleles revelam-se seguidores de uma força maligna que os guia através do salgueiro.


Suzane e Linda (de Rosane Souza): O conto nos apresenta Suzane, uma das pacientes do manicômio. Por ter liberdade de caminhar pela instituição, ela aproveita para dedicar-se à leitura de romances para aqueles que ficavam na ala de isolamento. Compadecida, ela sempre se sentava em frente à porta de um desses confinamentos e lia. Até que um dia sua ouvinte lhe pediu socorro. A partir desse ponto a história toma outros rumos, com acusações de abusos, torturas, insanidade e um desfecho desconcertante.


Cenas marcantes de pessoas tendo sua mente e seus corpos torturados, alucinações, seres demoníacos, funcionários e corpo médico que apresentam um alto grau de sadismo, cultos


satanistas e até mesmo a incursão de um súcubo. Tudo isso envolvendo a família do Dr. Gonçalvez e grandioso ser vegetal com quem divide o terreno e a instituição.


O livro nos entretém, mantém nossa atenção e a imersão é muito boa.Salvo por um ou outro trecho um tanto confuso, no geral é uma boa leitura pra quem gosta da temática e pra quem não a conhece muito, também. É um livro que recomendo.


Onde Comprar:


Amazon

Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/manicomio-salgueiro?id=1291
| 127 | 23/10/2024
Manicômio Salgueiro é uma publicação da Editora Diário Macabro, é uma antologia de terror organizada pelos escritores Babi Lacerda e Igor Paiva.
VEJA TAMBÉM

BLOODSHOT

A Sony aposta em criar um novo universo com super-heróis.

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!