Nope, EUA, 2022
Direção: Jordan Peele
Roteiro: Jordan Peele
Elenco: Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Steven Yeun, Keith David, Michael Wincott, Wrenn Schmidt.
Duração: 2h 10m
Sinopse: Uma cidade do interior da Califórnia começa a ter eventos bizarros e extraterrestres. Uma dupla de irmãos interpretado por Keke Palmer (True Jackson e Alice) e Daniel Kaluuya (Corra e Judas e o Messias Negro), possuem um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões de uma série de televisão do personagem interpretado por Steven Yeun, inspirada no velho oeste. Os dois então são testemunhas de eventos bizarros e discos voadores.
Assistir "Não! Não Olhe!" me trouxe a certeza de estar vendo à mais um filme da obra de um diretor consagrado, com muitos sucessos e com uma marca já impressa por sua personalidade. Só que esse é somente o terceiro longa desse diretor que sempre surpreende e dificulta cada vez mais as distribuidoras de filmes para rotular o estilo que se enquadra tal película. Seria um suspense? Ou terror? Ou até mesmo uma ficção científica? Talvez todos misturados e ainda somados à críticas sociais fortes como: Discriminação racial, comportamento humano e até mesmo crítica aos clichês.
O que você espera de um filme de discos voadores? Aliens? Homenzinhos Verdes? Peele consegue retorcer nossas mentes mostrando que ainda existem saídas criativas e inesperadas para temas e situações já massantes.
Um verdadeiro tapa na cara para uma geração de roteiros pobres e previsíveis!
Esta obra é coroada com exelentes atuações de Daniel Kaluuya e Keke Palmer, que trazem naturalidade para a dupla de irmãos negros que trabalham num meio Hollywoodiano do cinema e enfrentam com personalidade a discriminação funcional vivida nesse meio.
Outro ponto de destaque é a trilha sonora composta por Michael Abels (Corra e Nós), que ajuda a pontuar a tensão e sensação de cada cena.
Sempre saindo da curva, Peele consegue nos presentear com criativos e estigantes 130min, que me empolgam em externar a certeza de estar acompanhando o nascer da obra de um grande cineasta.
Animais Fantásticos: Os segredos de Dumbledore é o terceiro filme com as aventuras de Newt Scamander.