Autor: John W. Campbell.
Editora: Diário Macabro
Páginas: 164
Ano: 2019
Em 2019 a Editora Diário Macabro lançou o romance "O Enigma de Outro Mundo", de John W. Campbell, publicado pela primeira vez no Brasil. Obra seminal da literatura pulp, o conto inspirou três adaptações cinematográficas, sendo elas o clássico Cult dos anos 1950 intitulado no Brasil como O Monstro do Ártico (The Thing from Another World, de 1951), a grandiosa versão do mestre John Carpenter, O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982), e uma espécie de prelúdio, A Coisa (The Thing, 2011). O conto original foi publicado no ano de 1938, na revista Astounding Science Fiction, com o titulo “Who Goes There?”. Em 1973 o conto foi escolhido pela associação Science Fiction Writers of America como uma das melhores histórias de ficção científica já escritas.
Em 2017, por acidente, o escritor Alex Nevala-Lee fazia pesquisas em manuscritos de Campbell quando se deparou com um material inédito e desconhecido. Após sua análise, percebeu que esse texto era, na verdade, a versão expandida e completa do conto, cujo título original era “Frozen Hell”, e que fora adaptado e reduzido para se adaptar à revista onde foi publicado. Parte do capitulo inicial apresenta uma linguagem mais técnica, focando nas atividades da equipe de pesquisa na antártica, parecendo um pouco mais arrastada do que o restante do conto. A versão publicada pela Diário Macabro, com tradução de Nathalia Sorgon Scotuzzi, é a expandida.
Com uma escrita ágil, é praticamente impossível não ser fisgado pelo fio narrativo da historia, que faz parte do chamado “horror cósmico”, sendo um dos melhores contos de ficção científica escritos, uma verdadeira obra prima que influencia até hoje o cinema e a literatura. Os momentos de tensão são muito bem construídos, a paranóia é crescente, e os ânimos vão se exaltando, tudo graças à criatura alienígena que os cientistas encontram congelado e que tem a capacidade de replicar os corpos de qualquer ser vivo. Ao termino da leitura, para quem já assistiu aos dois primeiros filmes acima citados, percebe-se claramente uma maior fidelidade da versão de Carpenter ao texto original.
A edição, em capa dura, tem uma capa belíssima de autoria de Wildner Lima, papel com uma boa gramatura e conta como extras um ótimo ensaio sobre a literatura pulp e o período em que o livro foi publicado, escrito pelo pesquisador e professor universitário Dr. Alexander Meireles da Silva, além de uma galeria de ilustrações, de autoria do ilustrador Thiago Motta. Um livro indispensável para os fãs de horror e ficção cientifica!
Onde comprar:
À medida que seus personagens se deparam com a vacuidade das próprias ambições e fantasias, Lynch nos sussurra uma terrível verdade: o sonho americano já se tornou o pior dos pesadelos.