DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

O HOMEM DO NORTE

Por: Val Oliveira

The Northman, 2022, EUA
Dir:
Robert Eggers
Elenco: Alexander Skarsgård, Anya Taylor-Joy, Nicole Kidman, Claes Bang, Ethan Hawke, Willem Dafoe e Björk.
Duração: 2h17m.


Sinopse: “O Homem do Norte” é um thriller épico de vingança que explora quão longe um príncipe Viking é capaz de ir para fazer justiça pelo assassinato do seu pai.


 


“O Homem do Norte” é o terceiro longa-metragem de Robert Eggers, diretor de "A Bruxa" (2015) e "O Farol" (2019). Diferente dos filmes anteriores que tinham um pé no horror gótico, “O Homem do Norte" é um filme épico, sujo, escuro, sangrento e com elementos fantásticos psicodélicos, que beiram o surrealismo. O filme  é baseado na lenda de Amleth, cuja história é encontrada na segunda parte do Livro III e na primeira parte do Livro IV de Saxo Grammaticus, o Gesta Danorum: ‘a história dos dinamarqueses’. Escrito no início do Século XIII e em latim, com o objetivo de relatar a lendária história dos dinamarqueses desde os tempos mitológicos. A primeira parte conta a origem e a juventude de Amleth, bem como sua famosa vingança, as quais formam a base da trama de Aldeia. Essa é a história adaptada para o fime com roteiro de Sjón e Robert Eggers. A saga de Amleth foi a inspiração para William Shakespeare escrever "Hamlet", e muito depois do bardo, serviu de inspiração para o escritor pulp Robert E. Howard ao criar Conan, o bárbaro.



O filme, uma aventura épica, sobre um príncipe que vê seu pai ser morto diante de seus olhos e promete vingança mostra que tem seus paralelos visuais e narrativos em comum com o clássico “Conan, O Bárbaro” (1982) de John Milius. Cenas como o massacre da aldeia, a selvageria que toma conta da criança ao crescer e busca por vingança contra quem matou seu pai e dizimou sua aldeia. Até a cena de crucificação de Conan no filme de 1982 encontra um paralelo em uma cena onde Amleth é torturado e pendurado com cordas pelos braços, ensangüentado, em um celeiro, que logo é preenchido com corvos.


No ano de 914, o príncipe Amleth (Alexander Skarsgård) está prestes atingir maioridade e ocupar o espaço de seu pai, o rei Horvendill (Ethan Hawke), que acaba sendo brutalmente assassinado em uma emboscada feita pelo seu tio Fjölnir (Claes Bang). Amelth escapa, vê sua mãe ser seqüestrada, foge então prometendo vingança e salvar sua mãe (Nicole Kidman). Anos depois ele, já adulto, se tornou um berserk, fazendo parte de um clã que ataca, mata e escraviza aldeias para sobreviver ao saquear. Após um desses ataques, ele conhece a oráculo Seeress (Bjork) que o lembra de cumprir a promessa que fez há muito tempo atrás: salvar sua mãe, matar o tio e vingar o pai.  Começa então a jornada sangrenta de vingança de Amleth. Nessa jornada ele conhece a bruxa Olga, que se torna sua aliada e amante.



Eggers monta o filme como se fosse adaptação de contos, dividido por capítulos, cada um com seu título, sempre escrito em rúnico. O formato episódico permite ao diretor avançar no tempo e passar para localidades diferentes. Cada título remete aos acontecimentos mais significativos de cada capitulo. A condução, o desenvolvimento do filme é feita de maneira lenta, mas com algumas cenas explosivas de ação, com bastante gore. A fotografia escura torna a ambientação sufocante, mesmo em cenas panorâmicas belíssimas. Eggers não se furta de colocar imagens surrealistas e oníricas em seu filme, dando um ar fantástico ao filme em determinados momentos. “O Homem do Norte” é um filme detalhista da cultura nórdica, e mesmo sendo um filme ambicioso, com o maior orçamento que já teve (com uma estimativa de 60 a 70 milhões de dólares),não deixa de ter um caráter autoral e imersivo.


Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/o-homem-do-norte?id=804
| 812 | 12/05/2022
Terceiro longa-metragem de Robert Eggers, diretor de "A Bruxa" (2015) e "O Farol" (2019), "O Homem do Norte" é um filme épico, sujo, escuro, sangrento e com elementos fantásticos.
VEJA TAMBÉM

O SEGREDO DE MADELEINE COLLINS

A força do filme se concentra nas ações da personagem e no roteiro.

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!