Autor: William Blake, Enéias Tavares (roteiro) e Fred Rubim (arte).
Editora: AVEC Editora
Páginas: 128
Ano: 2019
Em 1792, o poeta e gravurista inglês William Blake contatou o demônio que lhe revelou o segredo da sabedoria infernal. Desse místico encontro nasceu o livro iluminado “O Matrimônio de Céu & Inferno”. Em 2019, na selva urbana de São Paulo, crime, desejo e redenção entrelaçam a vida de quatro personagens.
Mais um lançamento maravilhoso da AVEC. A graphic novel de Enéias Tavares e Fred Rubim se vale de elementos góticos presentes na obra do escritor, pintor e gravurista William Blake para contar a historia do matador de aluguel Chico Amarante e da scortgirl Verônica Viegas. Amarante está a serviço de uma organização religiosa, a Orquestra Divina, envolvida em todo tipo de crime e corrupção. A Orquestra Divina é liderada pelo nefasto Antonino. Cruzando o caminho deles, temos a artista Dani Rosa, que trafica drogas para sobreviver e ajudar um amigo em estado terminal.
A HQ tem um tom que lembra as edições de meados dos anos 1990 do selo Vertigo. O roteiro bebe de conceitos e metáforas embutidas na obra de Blake, dividindo a historia em cinco atos (sem contar o prólogo e o epílogo), com cada ato terminando com um interlúdio contando a historia do poeta, sua obra, visões e inspirações. A história contada na graphic novel é suja, violenta e atual. Iniciando com sangue, sexo e loucura, os caminhos dos personagens vão se cruzando, e vamos acompanhando os empecilhos, as escolhas e as reviravoltas dos destinos dos quatro, até o clímax violento com ares tarantinescos.
A arte de Rubim, ilustrador da ótima graphic novel “Le Chevalier - Nas Montanhas da Loucura”, é sempre dinâmica, com traços mais estilizados, apresentando um ótimo domínio narrativo, caindo com uma luva para o roteiro de Tavares. As cores aplicadas também ajudam no tom da historia, com predominância das tonalidades mais frias. Os interlúdios já têm uma tonalidade mais quente, evocando e criando todo um clima infernal.
Com um acabamento impecável, a edição apresenta capa dura, com uma sobrecapa (com artes diferentes) e impressão em papel offset 120g. Como extras, a edição apresenta notas de referência com diversas ilustrações originais de William Blake, estudos dos personagens, partes do roteiro, esboços e estudos de cor, alem de texto de autoria de Octavio Aragão e Manuel Portela.
Simplesmente imperdível!
Onde comprar:
AVEC EDITORA
Maicol Cristian escreve pequenos contos de horror em formato pocket.