DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

OPPENHEIMER

Por: Isadora Souza

Oppenheimer, 2023, EUA, UK.
Direção: Christopher Nolan.
Elenco: Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Benny Safdie, Michael Angarano, Josh Hartnett, Rami Malek, Kenneth Branagh, Dane DeHaan, Dylan Arnold, David Krumholtz, Alden Ehrenreich, Matthew Modine.
Duração: 180 min.


Sinopse: A história do cientista e físico estadunidense J. Robert Oppenheimer (Cillian Muprhy), chefe de guerra no Laboratório Nacional de Los Alamos, no estado americano do Novo México, onde coordenou a equipe que criou a primeira bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial, capaz de mudar o curso da  humanidade naquele momento.


 


Sem sombra de dúvidas, o projeto tem características e qualidades exemplares de cinematografia. Acho que cansei da fórmula de Nolan em 'Inception'. Eu assisto aos filmes dele, mas o trabalho não me atinge. É como se fosse algo estéril demais para me permitir conectar.


O destaque desse projeto é a atuação de Robert Downey Jr. Honestamente, foi a melhor atuação dele que já vi, e isso me causou uma nova percepção a respeito do seu potencial como ator. Não sei dizer se ele teve poucas oportunidades de ser explorado dessa forma e se isso acabou ofuscando a possibilidade de enxergar a sua riqueza técnica. Vê-lo atuar dessa forma vale o filme.


Talvez alguns apreciadores de História e possivelmente fãs de Nolan gostem. As 3 horas passam com leveza, mas realmente não precisava ser tão longo. Tive a experiência na sala IMAX e recomendo que vejam nesta sala. Muito provavelmente, os efeitos trazidos aqui pela fotografia e os detalhes de enquadramento realmente se perderão facilmente em projeções menores. Além disso, o desenho de som traz uma atmosfera bastante válida para fomentar o peso da glória através de uma descoberta genial para um propósito pobre.


 


Oppenheimer é um personagem curioso. Não é possível sentir empatia por ele, apenas observamos a sua escalada que cresce exponencialmente, atraindo curiosos até que o seu ápice não parece se sustentar por todo o tempo, afinal Lewis Strauss tinha sérias questões de ego ferido que colocarão toda essa reputação de Oppenheimer em xeque.


O desenvolvimento dos diálogos e do arco dramático permite que o espectador se conecte com a dramatização proposta e o dilema moral passa a acompanhar o espectador durante um momento da narrativa. A ambientação é sólida e conta com um elenco formidável. Cillian não traz aqui uma grande notoriedade para o personagem. Sua atuação é apenas o fio condutor das coisas que acontecem ao seu redor. Por vezes, o roteiro é enfadonho e os excessos fazem a história perder a cadência.


 


A obra apresenta algumas discussões sobre poder e traz alguns aspectos que talvez muitas pessoas não tenham ciência a respeito dos episódios que antecederam o ataque atômico de Hiroshima e Nagasaki.


O filme Oppenheimer é baseado na adaptação da obra que ganhou o Pulitzer de literatura, 'American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer'.


Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/oppenheimer?id=1025
| 512 | 20/07/2023
A produção conta a história do físico que inventou a bomba atômica em 1945, Julius Robert Oppenheimer. O longa-metragem foca na vida pessoal do físico em paralelo à sua vida profissional.
VEJA TAMBÉM

O HOMEM DO NORTE

Terceiro longa-metragem de Robert Eggers, diretor de "A Bruxa" (2015) e "O Farol" (2019), \"O Homem do Norte" é um filme épico, sujo, escuro, sangrento e com elementos fantásticos.

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!