Os Estranhos: Caçada Noturna
Título Original: The Strangers: Prey at Night
Ano: 2018
Direção: Johannes Roberts
Roteiro: Bryan Bertino, Ben Ketai
Elenco: Christina Hendricks, Martin Henderson, Bailee Madison, Lewis Pullman
Com anos de distância do original, Os Estranhos: Caçada Noturna (The Strangers: Prey at Night, 2018) se distancia também no estilo e no tom do primeiro filme para entregar uma estrutura clássica de slasher oitentista, pautado em um revival da década que parece não terminar já a algum tempo. Da escolha da trilha sonora aos filtros de cor, quanto mais o novo filme se afasta do original mais ele adentra o terreno de, por exemplo, o ótimo Sexta-Feira 13 parte 2.
Isso não quer dizer que o resultado seja tão bom quanto o filme do Vorhees, e muito menos contribui para a originalidade da nova tentativa de Bryan Bertino, desta vez sob a direção de Johannes Roberts (Medo Profundo). No entanto, o filme diverte e não foge do nível de qualidade do primeiro, que por sua vez também possuía o mesmo achatamento de personagens ressaltado pela crítica detratora. Ainda, o primeiro filme bebia de outras fontes mais admiradas pela crítica geral, como o Funny Games de Haneke, por exemplo, buscando horizontes artísticos nunca alcançados, enquanto o segundo se permite a leveza de um lançamento comercial.
É de se considerar que a segunda metade de Os Estranhos: Caçada Noturna possui melhores sequências de ação do que muitos dos filmes de aventura vistos recentemente. Isso conflui com o bom momento de Johannes Roberts após o claustrofóbico Medo Profundo (47 Meters Down, 2017) e com o despertar de Bryan Bertino após a tentativa e fracasso de Um Monstro no Caminho (The Monster, 2016), que já revelava uma busca maior pelas sequências físicas de ação e aventura, para além da ambientação. O resultado é um slasher raso, juvenil e de fácil absorção, com um roteiro direto e bom o suficiente para deixar um sorriso de canto nos fãs do gênero, além da habilidade de manter os olhos acordados durante sua 1h25min de duração.
Um dos aspectos mais relevantes da produção é o adensamento do suspense construído por escalas gradativas.