Pânico, 2022, EUA
Titulo Original: Scream
Dir: Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett,
Roteiro: James Vanderbilt, Guy Busick e Kevin Williamson
Elenco: Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Melissa Barrera, Mikey Madson, Jenna Ortega.
Duração: 114 min
O recém lançado Reboot de Pânico (Scream) trás um problema de toda a franquia, um assassino sem empatia e que não causa nenhum tipo de sentimento ao espectador, nem mesmo a revolta.
Filmes clássicos de Terror e Suspense têm 2 tipos de Vilões:
- O que gera empatia por sua causa, exemplo de Jason Vooheers da franquia Sexta-Feira 13.
- Ou o que gera revolta e asco como Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo, personagem mais famoso de Wes Craven (Rip. 2015, também criador da franquia Pânico).
Claro, todo vilão busca a sua Vingança!
Porém em 1996 Wes Craven revolucionou a tão sem criatividade e perdida indústria dos filmes de Horror trazendo um diferencial, O SUSTO!
Utilizando técnicas de Audiovisual de som e enquadramentos abertos, onde a escuridão era o plano de fundo das cenas tensas, o diretor surpreendia as vitimas com aparições inesperadas e bruscas do seu vilão o Ghostface, e o toque de irreverência debochando dos clichês de filmes de Terror como o jogo imposto pelo assassino criaram um novo padrão para lotar salas de cinema e fazê-las parecerem uma montanha russa, onde todos pulavam das suas poltronas e gritavam a cada susto.
Ai que vem o maior pecado cometido pelo Reboot de 2022 dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, o filme não assusta! Esperei ser surpreendido durante 114 longos minutos, para ter um final que revela motivos infantis do assassino.
O único ponto forte da produção é trazer os protagonistas da franquia de volta como: Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette, apesar de aparecerem mais como super-heróis e decadentes do que sobreviventes experientes e astutos.
Na minha opinião o Mestre Wes Craven tem dado boas reviradas no seu túmulo...
Imageticamente impecável, \"The Lighthouse\" é um trabalho minimalista de Robert Eggers que contrasta bastante com seu longa anterior \"The VVitch\".