PEQUENAS COISAS COMO ESTAS (Small Things Like These) | Irlanda/Bélgica | 2024
Direção: Tim Mielants
Roteiro: Enda Walsh, adaptado de livro de Claire Keegan
Elenco: Cillian Murphy, Eileen Walsh, Michelle Fairley, Emily Watson, Clare Dunne, Helen Behan
Duração: 98 minutos
Sinopse: Ambientado na Irlanda, em 1985, a história de Pequenas Coisas Como Estas gira em torno de Bill Furlong, um respeitável comerciante de carvão e madeira, filho de mãe solteira, que leva uma vida simples com a família. Durante o período de Natal, ele faz uma descoberta perturbadora sobre o convento local e as jovens mulheres que ali vivem. A revelação obriga Bill a enfrentar as consequências morais e sociais de tomar uma posição em meio a uma comunidade profundamente marcada pela influência da Igreja Católica — e seus silêncios.
-----
Pequenas Coisas Como Estas é o longa dirigido por Tim Mielants e roteirizado por Enda Walsh, e é uma história é baseada no livro homônimo da escritora Claire Keegan, que conta a história de Bill Furlong (Cillian Murphy), um vendedor de carvão da pequena cidade Católica de New Ross, em Wexford, na Irlanda.
Às vésperas do Natal de 1985, Bill acaba encontrando uma mulher presa em um galpão de carvão, vítima das punições feitas pelas “Lavanderias Madalena”, um local destinado pela Igreja Católica para meninas e mulheres que não eram consideradas moralmente adequadas para viver em sociedade na época, como as mães solos, não virgens e outras. Ao descobrir tal situação Bill entra em conflito interno com o seu passado, já que a sua mãe também era considerada moralmente inadequada para a sociedade por ser mãe solo.
Pequenas Coisas Como Estas apesar de ser um drama que denuncia os abusos cometidos pela Igreja Católica contra mulheres, desenrola a sua narrativa a partir do ponto de vista de Bill, o que em um primeiro momento parece ser uma escolha interessante, já que o personagem de Cillian Murphy entra em confronto com a sua própria história de vida, traumas de infância e vivência de sua realidade atual enquanto um homem da classe trabalhadora e pai de cinco filhas. Contudo, tal escolha faz com que a denúncia fique em um papel secundário, tendo em vista que no decorrer do filme os aspectos não contados a respeito da vida pregressa de Bill despertam muito mais curiosidade do espectador, o que na verdade não é uma “curiosidade”, mas uma busca de entendimento sobre o roteiro, pois em muitos momentos temos a impressão de que a história está sendo recortada de maneira constante, deixando sempre pontas soltas pelo caminho, o que atrapalha em alguns momentos a compreensão do filme. Fazendo com que Pequenas Coisas Como Estas seja o tipo de filme que precisa ser assistido a partir do entendimento mais abrangente do contexto histórico da época e da história da “Lavanderias Madalena” ou da leitura do livro de Keegan.
O longa de Tim Mielants possui alguns poucos pontos altos que valem observação, como a ambientação do filme, a Irlanda de 1985, a apresentação da dinâmica oposta da relação familiar de Bill e o seu trabalho naquele momento, que envolve o aspecto acinzentado do seu dia a dia enquanto um trabalhador braçal versus o tom mais vibrante de sua família tradicional, formada por seis mulheres, e que provavelmente nunca experimentarão os horrores sofridos por aquelas que foram abusadas pela Igreja. Por fim, a qualidade dramática impressa por Cillian Murphy em sua atuação, principalmente nas cenas mais silenciosas e solitárias que retratam o dia a dia daquele trabalhador.
Pequenas Coisas Como Estas não é um filme surpreendente, assim como não é um drama que emociona, já que passamos mais tempo recolhendo as pontas soltas do enredo do que focados em desenvolver uma relação profunda com os personagens que deveriam ser mais complexos, tal falha pode ser explicada pelo fato do roteiro ser a adaptação do livro da Claire Keegan, fazendo com que muitas coisas não sejam explicadas. Contudo, trata-se de um tema importante da história da opressão das mulheres, mas que perdeu a oportunidade de unir todos os aspectos artísticos a uma denúncia mais contundente em um roteiro que deveria ser melhor elaborado, já que em um filme nem tudo precisa estar explícito, mas muitas coisas não explicadas denota uma fragilidade da história que gostariam de contar.
Pequenas Coisas Como Estas estreia nos cinemas brasileiros no dia 13/03/2025.
Inspirado em livro de Daniela Arbex, Holocausto Brasileiro, longa resgata história de pacientes do Hospital Psiquiátrico Colônia.