Renfield , 2023, EUA.
Direção: Chris McKay
Roteiro: Ryan Ridley, baseado em argumento original de Robert Kirkman.
Elenco: Nicolas Cage, Nicolas Hoult, Awkwafina, Ben Schwartz, Adrian Martinez.
Duração: 93 min.
Sinopse: Renfield, o assessor torturado de seu chefe narcisista, Drácula, é forçado a procurar a presa de seu mestre. No entanto, após séculos de servidão, ele está pronto para ver se há vida fora da sombra do Príncipe das Trevas.
A história apresenta a perspectiva de Renfield, servo de Drácula. Ele se encontra insatisfeito com a sua vida e decide buscar um grupo de apoio. O filme se desenvolve em torno da cura e se concentra na recuperação emocional de Renfield.
A composição fílmica como um todo é harmônica e a história funciona dentro da sua proposta. É importante destacar o trabalho da direção de arte desse filme porque as maquiagens estão de excelência. A fotografia aqui é convencional. O roteiro promove um olhar de despertar da consciência para relações abusivas.
A parte engraçada é que a trajetória da cura do Renfield se revela bem exagerada e isso toma uma proporção que reforça o efeito do filme no exagero e no extremo.
E por falar em exagero, ele se aplica nas cenas cômicas. Em alguns momentos esse exagero não suscita o riso. Em outros nos faz lembrar a levada humorística do diretor Edgar Wright (recomendo a trilogia Cornetto) principalmente por conta da maneira que a cena é desenvolvida em seus elementos cênicos.
As cenas de humor são desenvolvidas de forma controlada. É como se realmente marcassem o ponto em que cada intenção de riso deveria ser desenvolvida. Esse exagero por vezes é tão esticado que acaba por não suscitar o riso e se torna uma cena normal. As cenas de luta satirizam e brincam com a destruição do corpo e acabam esteticamente no grotesco.
O destaque para Nicolas Cage se faz necessário porque muitas vezes a sua interpretação é alvo de piadas sobre como por muitas vezes ele não parece tão expressivo em sua atuação. Aqui o seu Drácula é medonho, firme, divertido e assustador.
O filme vale o tempo para quem gosta do Nicolas Cage e para quem deseja ver o universo do Drácula sob uma nova ótica com uma nova proposta.
Trailer com acessibilidade: