Konkeuriteu Yutopia/Concrete Utopia, 2023, Coréia
Direção: Tae-hwa Eom
Elenco: Lee Byung-Hun, Bo-Young Park, Seo-Joon Park
Duração: 130 min.
Sinopse: No misterioso mundo pós-apocalíptico de Seul, onde os escombros e o enigma de um terremoto dominam, destaca-se o solitário edifício dos Apartamentos Hwang Gung. À medida que o frio extremo empurra sobreviventes em sua direção, o desespero cresce entre os moradores. Enfrentando uma ameaça iminente, uma medida extraordinária é promulgada. Entre segredos, o filme explora a luta pela sobrevivência e a complexidade humana em um cenário onde o desconhecido reina e o edifício se torna o epicentro de dramas envolventes e decisões cruciais.
Sobreviventes: Depois do Terremoto (Konkeuriteu Yutopia) é novo o longa-metragem de Tae-hwa Eom. Após um terrível terremoto atingir uma grande área residencial, apenas um condomínio se mantém em pé. Seus moradores acolhem alguns refugiados e tentam conviver em uma pequena sociedades, mas a qualquer momento seus recursos podem acabar e mais atos de violência são cometidos. Temendo por sua segurança, os moradores decidem expulsar todos os refugiados e criar uma sociedade exclusiva para os proprietários dos imóveis. Mas, será que todos lá realmente podem se dizer moradores?
O título original do filme resume muito bem a narrativa do filme, “Concrete Utopia” (utopia de concreto) mostra como os moradores e refugiados vêem o condomínio. A construção se torna um paraíso, o último raio de esperança no meio de uma cidade devastada. Porém, os antigos moradores decidem manter esse paraíso para si. E desta decisão os conflitos do filme vão surgindo, alguns com premissas bem interessantes, mas que vão perdendo um pouco de força ao longo do filme.
Uma das primeiras decisões dos moradores é criar uma sociedade baseada em produtividade, quem trabalha mais ou se arrisca mais tem direito a mais rações e pequenos luxos. Criando assim um sistema de castas, que no topo reside a Força de Proteção do Condomínio. Uma milícia armada que além de fazer o policiamento, também realiza expedições para fora do conjunto habitacional.
Com essas funções divididas, os moradores começam a criar uma mitologia em torno de si mesmos. Se apresentando como escolhidos por Deus e tratando qualquer estrangeiro como “barata”. Esse aspecto causa uma degradação moral na maioria dos moradores, causando um sentimento de repulsa por parte de uma minoria.
Ao longo do filme temos boas revelações, mas Sobreviventes - Depois do Terremoto falha em entregar algo de novo no gênero. Se tornando assim um bom entretenimento, porém pode ser confundido com outras ou até esquecido.
Do cultuado diretor "J-horror" da famosa franquia RING (1, 2 e 3) - ‘O Chamado’, SADAKO e DEATH NOTE: L CHANGE THE WORLD, o filme A ÚLTIMA INVOCAÇÃO chegará aos cinemas no dia 31 de outubro com distribuição da Sato Company