The Moon - Deo mun. Coreia do Sul / Ano: 2023
Direção: Kim Yong-hwa.
Roteiro: Kim Yong-hwa.
Elenco: Sul Kyung-gu, Do Kyung-soo, Kim Hee-ae, Jo Han-chul, Park Byung-eun, Choi Byung-mo, Hong Seung-hee.
Duração: 2h 09min.
Sinopse: Um homem é deixado no espaço devido a um acidente, enquanto isso, na Terra, outro homem luta para trazê-lo de volta em segurança.
Em 2030 o programa espacial coreano tenta lançar uma segunda expedição espacial para a Lua, mas uma explosão acontece e a maioria da equipe morre, deixando nosso protagonista (Do Kyung-soo, D.O do grupo Exo) como único sobrevivente. Enquanto isso, o controle da expedição tenta a qualquer custo trazer o astronauta de volta, mas, tensões políticas e hierárquicas tornam a missão mais difícil do que já é. The Moon chega de forma tardia aos cinemas brasileiros, mas consegue trazer um thriller que o público estava carente faz tempo.
The Moon vem como uma tentativa de recuperar o cinema de catástrofe, trazendo situações onde a vida do protagonista está em constante perigo e com muitos jogos de câmera. Muitos desses filmes falham em estabelecer uma relação empática entre os personagens e os telespectadores, porém, o diretor Kim Yong-hwa e o elenco conseguem cativar o público e passar uma sensação de tensão e alívio ao longo do filme. Muitas vezes as atuações e diálogos permitiram simpatizar e se preocupar com o destino dos personagens. Outro destaque vai para a montagem de cenários, que apostou no esquema clássico de sala de controle que o público está familiarizado, permitindo maior imersão.
As subtramas do filme também sucedem em nos cativar, em certo momento é revelado uma tensão entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos por conta do programa espacial. Além disso, dentro do programa coreano há um debate sobre o valor da vida do astronauta em comparação aos riscos. Temas que não são exatamente novos, mas novamente, o roteiro e os atores conseguem elevar temas já conhecidos para uma experiência envolvente. O que o filme peca é em seus aspectos técnicos, a trilha sonora é pouca diversa e esquecível, os efeitos especiais às vezes causam um estranhamento por oscilar bastante de qualidade e o roteiro conta com poucas inovações.
Em suma, The Moon mesmo sendo um filme pouco inovador consegue deixar o público sem fôlego em suas sequências de ação. O elenco consegue entregar boas atuações e emoções sinceras. Porém, devido a seu orçamento, os aspectos técnicos oscilam bastante entre o estranho e o esquecível. O filme traz uma experiência block buster que Hollywood vem tentando resgatar, o que ajuda na propagação do cinema asiático em salas ocidentais.
Baseado no Best Seller de Delia Owens, "Um Lugar Bem Longe Daqui" transita entre o passado e o presente.