Sinopse: Situado em Manila, onde as criaturas míticas do folclore filipino vivem escondidas entre os humanos, Alexandra Trese se vê enfrentando um submundo do crime composto de seres sobrenaturais malévolos.
Trese é uma nova série animada da netflix lançada no ano de 2021 contendo 6 episódios que variam de 25 a 30 minutos. A animação é uma adaptação de uma HQ filipina de mesmo nome lançada em 2005 pelo escritor Budjette Tan e ilustrado por Kajo Baldisimo. O enredo da série gira entorno de Trese, uma espécie de xamã responsável por manter o equilíbrio entre humanos e criaturas fantásticas que muitas vezes predam os seres humanos.
A história lembra muito os primeiros arcos de Hellblazer, já que Trese age como uma investigadora e a magia é extremamente ritualística. Porém, mesmo com estas similaridades Trese brilha com criatividade. Boa parte dos episódios tem como eixo central a relação do mágico com o mundano, o folclore filipino nos apresenta novas versões de monstros já conhecidos e saturados na cultura do horror. Cada criatura possui um ar de novidade, mesmo sendo um vampiro ou zumbi diferente, e suas caracterizações conseguem fisgar o telespectador na primeira aparição.
Cada episódio começa com um flashback contanto uma história anterior que em algum momento se entrelaça com a narrativa presente, muitas vezes para apresentar origens de personagens ou esclarecer alguma regra do mundo. Todo episódio tem sua importância pra trama, nenhum passa um sentimento de ter assistido a um filler. Além da protagonista, os coadjuvantes possuem momentos importantes na trama, principalmente com o olhar ingênuo de um humano comum pego em uma situação além da compreensão.
Trese essencialmente é uma animação de ação com terror e os dois elementos se equilibram muito bem ao decorrer da história, o nível de gore é bem explícito e as lutas são bem animadas com movimentos fluidos. Porém, a animação em momentos tranquilos parece travada, existe um sentimento de rigidez nos personagens e a casualidade de alguns momentos parece artificial. A atuação de voz no idioma original é muito boa, cada personagem é perceptível em cena e não há personagens com dubladores reciclados.
Infelizmente o programa perde sua força na reta final, a limitação de seis episódios poderia ser contornada com um final menos ambicioso e um ritmo menos agressivo. A necessidade de fechar todas as tramas e apresentar um final grandioso fez perder o charme dos episódios anteriores e nos apresenta um vilão sem carisma e sem uma motivação interessante. Porém, a série apresenta mais acertos do que erros e é recomendada para qualquer um com interesse em horror e folclore.
A série documental conta como Richard Ramirez cometia os seus crimes e como foi a investigação policial para caçar o assassino.