Where the Crawdads Sing,USA,2022
Diretor: Olivia Newman
Roteiro: Lucy Alibar
Elenco: Daisy Edgar-Jones, Taylor John Smith, Harris Dickinson
Duração: 125 min
Sinopse: Em 'Um Lugar Bem Longe Daqui", abandonada por sua família, Kya Clark, também conhecida pelos habitantes da cidade de BarkleyCove como a Garota do Pântano, é misteriosa e selvagem. A jovem Kya vive isolada na pequena cidade da Carolina do Norte, e o filme segue duas linhas temporais: A primeira sobre as aventuras da menina, e a segunda é sobre a investigação de um assassinato de uma celebridade local na cidade fictícia de BarkleyCove. Enquanto a história acompanha o amadurecimento da jovem criada pelos pântanos do sul dos EUA na década de 1950, quando o figurão da cidade é encontrado morto e inexplicavelmente ligado a Kya, a Garota do Pântano é a principal suspeita em seu caso de assassinato. Baseado no Best Seller de Delia Owens.
A Diretora Olivia Newman aceitou um grande desafio ao adaptar um romance super descritivo, detalhado e de grande profundidade sentimental para as telas dos cinemas, e ela conseguiu. Desfilando ao longo de duas horas e cinco minutos de sensibilidade, leveza e classe.
Fotografia belíssima e de tirar o fôlego, pinta essa tela cheia de conflitos e defeitos das relações humano- sociais, porém de forma que mesmo com toda negatividade de escuridão uma arte consegue trazer a beleza.
Kya(Daisy Edgar-Jones) sobreviveu por anos sozinha após o abandono da família, aprendendo a conviver com a solidão, aceitando e abraçando a solitude em um "brejo"qual chama de lar tendo as gaivotas como amigas, rio e areia como professores.
Há uma sensação de imensa revolta e superação quando atitude e palavras transformam-se em silêncio.
Um Lugar Bem Longe Daqui transita entre o passado e o presente, não tendo pressa em revelar a história de Kya, permitindo que ela se torne vulnerável ao público.
Uma historia de amor serve como um oásis em meio de um cenário de preconceito, machismo, relacionamento abusivo e violência.
A grande pergunta do filme é: A “Garota do Pântano” tem que se submeter aos padrões sociais para ser bem sucedida profissionalmente e até no amor? Ou ela consegue levar o seu Pântano para o mundo?
O filme nunca esquece suas ideias centrais ao mesmo tempo uma composição poética à natureza, romance e mistério.
Relembrando que somos "moldados" pela infância ou (criança ferida) e sujeitos a violência dos segredos que a natureza humana é capaz.
Com um salto temporal, Riley se encontra mais velha, passando pela tão temida adolescência. Junto com o amadurecimento, a sala de controle também está passando por uma adaptação para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções.